© Coleção FBAUP | Fotografia: Renato Cruz Santos | Design: Clara Barbacini

15ª Festa do Cinema Italiano a partir de 1 de abril em mais de dez cidades portuguesas

A 15ª Festa do Cinema Italiano – que terá lugar a partir de 1 de abril em mais de dez cidades portuguesas – apresenta em ante-estreia nacional os mais recentes filmes de Luca Guadagnino, Mario Martone e Paolo Taviani.

O último filme de Luca Guadagnino, Salvatore – Shoemaker of Dreams (distribuição nacional: Big Picture) foi apresentado em ante-estreia mundial no Festival de Veneza e é a empolgante história humana, artística e empresarial do estilista Salvatore Ferragamo, desde Nápoles até Hollywood.

O Rei do Riso (Qui rido io), de Mario Martone (distribuição nacional: Leopardo Filmes) é um filme sobre Eduardo Scarpetta, considerado o ator e autor mais importante do teatro napolitano, entre o final do século XIX e o início do século XX, e o primeiro da dinastia teatral Scarpetta-De Filippo. Aqui, Toni Servillo veste a pele do prolífico ator numa homenagem de Mario Martone à tradição do teatro napolitano.

E ainda, Leonora Addio, de Paolo Taviani (distribuição nacional: Leopardo Filmes), um dos filmes mais surpreendentes da seleção de 2022 da Berlinale, vencedor do prémio FIPRESCI, uma viagem poética de Roma para a Sicília para dar o abrigo certo às cinzas do Luigi Pirandello, escrito por Paolo Taviani durante o processo de luto da morte do seu irmão mais velho, Vittorio Taviani.

15ª Festa do Cinema Italiano em mais de 10 cidades portuguesas:

A Festa do Cinema Italiano realiza-se, este ano, em mais de dez cidades portuguesas e, pela primeira vez, em Lagos.

Lisboa (1 – 10 abril, no Cinema São Jorge, nos cinemas UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Culturgest)
Cascais (1 – 3 abril, no O Cinema da Villa)
Porto (1 – 5 abril, no Cinema Trindade),
Coimbra (5 – 7 abril, no TAGV – Teatro Académico Gil Vicente),
Viseu (5 – 8 abril, no IPDJ – Cineclube de Viseu),
Penafiel (7 – 9 abril, no Cinemax de Penafiel),
Alverca (9 – 10 abril, no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério),
Aveiro (2 – 3 maio, no Teatro Aveirense),
Caldas da Rainha (3 – 5 maio, no CCC – Centro Cultural de Congressos),
Almada (4, 11, 18 e 25 maio, Auditório Fernando Lopes-Graça),
Lagos (25 – 28 maio, na Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas).

Skip to content