Está a decorrer a 9.ª edição do Curso de Cinema “Cinemalogia”, desde novembro de 2018, promovido pelo Festival Caminhos do Cinema Português e pela Universidade Aberta, até 16 de junho de 2019.

Marcantonio del Carlo, João Bacelar, Tiago Santos, Martim Santos, Margarida Augusto e Eduardo Condorcet são alguns dos formadores deste curso, que conta com 31 módulos e uma duração de 460 horas. A formação na área do cinema tem sido uma constante aposta do Caminhos.

Este curso, com uma abordagem teórica e prática, destina-se a amadores e profissionais de cinema, vídeo e audiovisual que pretendam aprofundar os conhecimento de forma geral, ou em aspetos específicos, do processo de construção de um filme. “Esta ação formativa irá criar técnicos capazes de acompanhar todo o trabalho de produção cinematográfica, assim como de desenvolver novas obras.”

“A sua especificidade modular permite que este projeto se destine ao público em geral, ávido de compreender a ilusão criada pela sétima arte, como profissionais que aqui veem a oportunidade de aprofundar especialidades com peritos da área cinematográfica e audiovisual.”

“Este curso tem respondido a necessidades de formação na área das ciências cinematográficas com uma grande componente prática, atuando complementarmente à oferta da maioria das instituições de ensino superior da região centro e também das necessidades de públicos das regiões metropolitanas do Porto e Lisboa. Evolutivamente a complexidade do curso acompanhou a oferta de um programa didático na generalidade do que é uma produção cinematográfica, aprofundando-se na especificidade de múltiplas áreas do conhecimento cinematográfico que se conjugam no grande ecrã, como a imagem e o som, em todas as etapas da produção de um filme, a direção de arte, a direção de atores, o casting, o planeamento da rodagem e a distribuição do filme.”

As inscrições podem ser feitas aqui.

Fonte: Caminhos