Arranca hoje a 11ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival, que decorrerá até dia 26 de novembro, com a comédia francesa “O Espírito da Festa” a abrir o certame, pelas 19h20, no Cinemas NOS Amoreiras (Sala 2). Realizado por Olivier Nakache e Eric Toledano, a dupla de “Amigos Improváveis” (2011), este filme mostra-nos os bastidores de um casamento pelos olhos de Max (Jean-Pierre Bacri), o responsável pela organização do casamento de Pierre e Helena. A missão é aparentemente simples: garantir que tudo é um sucesso e que nenhum imprevisto compromete a festa do casal. O filme conta com o elenco com Gilles Lellouche, Suzanne Clément, Judith Chemla e Kévin Azaïs. Esta comédia é um dos grandes sucessos de bilheteira do ano em França.

Esta edição apresenta um programa bastante forte, reunindo um painel de personalidades ilustres do cinema e das artes, como Isabelle Huppert, Peter Brook, Abel Ferrara, João Mário Grilo, Mathieu Amalric, David Cronenberg, Willem Dafoe e Carlos Saboga.

A secção competitiva conta com treze filmes que irá reunir alguns dos melhores filmes produzidos ou estreados em 2017, com destaque para “Lucky” de John Carroll Lynch, “O Dia Seguinte” de Hong Sangsoo, “Frost” de Sharunas Bartas, “Chama-me pelo teu nome” de Luca Guadagnino, “Western” de Valeska Grisebach.

A secção Fora de Competição, que reúne um olhar abrangente sobre a produção cinematográfica mundial, oferecendo ao público a possibilidade de conhecer em antestreia nacional os filmes mais esperados da próxima temporada, é composta por 17 obras, tais como: “Um Desastre de Artista” de James Franco, “O Quadrado” de Ruben Östlund, “Roda Gigante” de Woody Allen, “Três Cartazes à beira da estrada” de Martin McDonagh, “I Love You, Daddy” de Louis C.K.,O Amante de um Dia” de Philippe Garrel.

Um dos grandes destaques desta edição é a retrospectiva dedicada à atriz Isabelle Huppert, que irá ter uma grande retrospectiva dos filmes que protagonizou, e uma exposição, Isabelle Huppert:Woman of Many Faces. A atriz francesa trabalhou com os maiores e mais prestigiados realizadores de cinema, como Jean-Luc Godard, Werner Schroeter, Claude Chabrol, Otto Preminger ou Michael Cimino. Na temporada passada, Isabelle Huppert teve um reconhecimento crítico e de público notável, com os inúmeros prémios pelo seu papel em “Elle” de Paul Verhoeven.

O encenador e realizador britânico Peter Brook, será também alvo de uma retrospectiva de vários filmes seus. O festival vai ainda realizar uma retrospectiva integral da obra fílmica de João Mário Grilo, e outra da obra de José Vieira.

Para além das habituais exposições de fotografia, espetáculos de dança e masterclasses, haverá uma sessão especial dedicada ao pianista Alain Planès, com o filme “L’Infini Turbulent”, de Dominique Lemonnier, seguido de concerto de Alain Planès. Será ainda exibido o filme de Gidon Kremer e Sandro Kancheli“Images of the East”, com a participação do escultor sírio Nizar Ali Badr, a que se seguirá um concerto com Gidon Kremer e a violoncelista lituana Giedrė Dirvanauskaitė e um debate em torno da crise dos refugiados.

Ver Programa

Fonte: LEFFEST