A organização do Festival de Cannes anunciou hoje que a atriz australiana  Cate Blanchett irá ser o Presidente do Júri da 71ª edição do Festival de Cannes, que se realizará entre os dias 8 e 19 de maio.

“Vou a Cannes há muitos anos como atriz, como produtora, em Galas de festas e em sessões de competição (…) mas nunca exclusivamente pelo grande prazer de assistir a cornucópia de filmes que este festival acolhe.”, declarou Cate Blanchett. “Estou agradecida com o privilégio e a responsabilidade de presidir o júri deste ano”, continuou ela. “Este festival desempenha um papel fundamental ao unir o mundo para celebrar as narrativas, aquele esforço estranho e vital que todos os povos compartilham, entendem e anseiam.”

Pierre Lescure, presidente do Festival de Cannes e Thierry Frémaux, delegado geral, disseram: “Estamos muito satisfeitos em receber uma artista tão rara e única, cujo talento e convicções enriquecem a tela e o palco.”

Cate Blanchett é das atrizes mais influentes de Hollywood, tendo já vencido dois Óscares, o de Melhor Atriz Secundária, por “O Aviador” (2004), e o de Melhor Atriz, por “Blue Jasmin” (2013). Entre a sua vasta filmografia destacou-se em filmes como “Carol” (2015), “O Estranho Caso de Benjamin Button” (2008), “Diário de um Escândalo” (2006), “Babel” (2006), a trilogia de “O Senhor dos Anéis” (2001-2003) e “Elizabeth” (1998). Trabalhou com alguns dos mais importantes realizadores da atualidade como Steven Spielberg, Terrence Malick, Sally Potter, Ridley Scott, Woody Allen e Todd Haynes.

Cate Blanchett criou recentemente uma fundação, a Time’s Up, juntamente com outras atrizes como Natalie Portman e Meryl Streep, para ajudar as vítimas de assédio sexual.