“Ruth” é a primeira longa-metragem de António Pinhão Botelho, e retrata a famosa e polémica transferência de futebol do Eusébio para o Benfica, que marcou o início de carreira da lenda do futebol.

“Ruth” é um filme sobre a sociedade portuguesa metropolitana e ultramarina no início da década de 60, à boleia da história de um jovem futebolista moçambicano chamado Eusébio, atleta predestinado do Sporting Clube Lourenço Marques, que se vê cobiçado e contratado pelo clube rival, o Benfica. Chantagem, tentativas de rapto, envolvimento de ministros, delírio nos jornais e promessas milionárias fazem da história da transferência do futebolista – um miúdo que nunca ninguém vira jogar – uma saga desenrolada em dois continentes. Termina quando a lenda começa : com a estreia de Eusébio na Luz.

O argumento é de Leonor Pinhão e o elenco é composto por Igor Regalla, Ana Bustorff, Miguel Nunes, Maria Emília Correia, Rui Morisson, Anabela Moreira, José Raposo, Marco Delgado, Bruna Quintas, Miguel Borges, Teresa Madruga e Vítor Norte, entre outros. Produzido pela Leopardo Filmes, “Ruth” será também exibido como uma mini-série de televisão. “Ruth” chega às salas de cinema nacionais a 3 de maio.