Graças ao utilizador do Tumblr tomhiddles os fãs de Harry Potter sabem agora mais uma curiosidade sobre aquele que é para muitos o seu personagem favorito, Severus Snape. Lembram-se do que Snape disse a Harry da primeira vez que falou com ele?

 2c84bbded4379dae1c5c2bd08ba47911

Não perceberam? Ora, tomhiddles explica: A primeira coisa que o Snape diz a Harry é “Potter! O que é que eu obteria se adicionasse raiz de asphodelus em pó a uma infusão de absinto?” De acordo com a Victorian Flower Language, asphodelus é um tipo de lírio que significa “O meu pesar seguir-te-á até à campa” e absinto significa “ausência” e tipicamente simboliza também angústia. Se combinarmos as duas coisas, significaria “Eu lamento amargamente a morte de Lily”.

Também vos apanhou de surpresa, não?

Mais ainda, o asphodelus foi em tempos visto como uma cura para as mordeduras de serpentes e Lily, como bem sabemos, sacrificou-se pelo seu filho, interpondo-se entre ele e Voldemort que, como sabemos também, está mais do que intimamente ligado à figura da serpente. Como se isso não bastasse, o absinto está associado, não só à ausência, mas também à lua e às divindades lunares, particularmente a Artemisa para quem o veado (sim, o Patronus de Lily e de Snape) era tido como sagrado.

Será tudo isto apenas uma feliz coincidência ou será mais uma prova de que a imaginação de JKRowling nos continua a surpreender 19 anos depois?