Estreado na 75ª edição do Festival de Cannes, onde recebeu o Prémio French Touch da Semana da Crítica, “Aftersun”, longa de estreia da escocesa Charlotte Wells, parte das memórias de Sophie (Frankie Corio) que vai passar férias com o pai, Callum (Paul Mescal), na Turquia, nos anos 1990. Ele é jovem e separado da mãe da menina. Os dois passam os dias à beira da piscina, ou fazendo alguns passeios. Conversam, discutem.
A posteriori, à medida que o mundo da adolescência se aproxima, além de seus olhos, Calum luta sob o peso da vida fora da paternidade. Vinte anos depois, as lembranças ternas de Sophie sobre suas últimas férias tornam-se um retrato poderoso e comovente de seu relacionamento, enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conheceu.
Nessa lógica, a produção é um relato direto e intenso sobre a relação terna e por vezes complicada entre pai e filha. Ademais, para o jornalista Guy Lodge, da Variety, “Aftersun” confirma a promessa astuta e angular dos curtas de Wells, que colocaram a escocesa no mapa em festivais como Sundance e South By Southwest – e garantiu a ela alguns colaboradores invejáveis para sua mudança para longas-metragens, com Barry Jenkins e Adele Romanski, nada menos, entre os produtores do filme.
Estrelado pelo vencedor do BAFTA Paul Mescal (“Normal People”) e Frankie Corio em seu primeiro papel no cinema. Entre os muitos prémios, o longa britânico levou o Prémio National Board of Review 2022 de Melhor Estreia na Direção. Também ganhou o British Independent Film Awards 2022 de Melhor Filme Britânico Independente e o Gotham de Diretor (a)-Revelação, entre outros prémios na categoria de Melhor Estreia na Realização, Realizador Estreante ou Filme de Estreia.
Ainda nesse ponto, em solo brasileiro, na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o cult levou o Troféu Bandeira Paulista. Outro trunfo da produção foi a nomeação de Paul Mescal na categoria de Melhor Ator nos Óscares 2023.
Jack King, da revista GQ crava que “Paul Mescal é o coração pulsante de Aftersun, o centro deste estudo de personagem testemunhado pelas lentes da ingenuidade juvenil”. Por sua vez, Guy Lodge, da revista Variety pondera que “O carisma de Paul Mescal alimenta um retrato de férias de verão que não é tão ensolarado quanto parece”.
Quanto a banda sonora, “Aftersun” está repleto de hits do final dos anos 90, que vão do indie rock áspero da banda britânica Blur e Catatonia, passa pela melancolia do rock da banda R.E.M., transita pelo hardcore punk da banda Chumbawamba e permite-se dar espaço ao som chiclete do grupo dinamarquês de pop rock Aqua. Contudo, não leva-se a sério, pois dá espaço ao ritmo dançante da dupla espanhola Los del Río com o clássico “Macarena” e ao potente dueto “Under Pressure” dos eternos David Bowie e Freddie Mercury.
Pois bem, nesse quadro, resolvi listar algumas músicas que realçam o primeiro trabalho de Charlotte Wells.
Confira:
Deacon Blue – Real Gone Kid
REM – Losing My Religion
Catatonia – Road Rage
Queen & David Bowie – Under Pressure
Aqua – My Oh My
The Lightning Seeds – Lucky You
Chumbawamba – Tubthumping
Los del Río – Macarena
Blur – Tender