A comédia de ação “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” (“Everything Everywhere All at Once”), realizada por Daniel Scheinert e Daniel Kwan, triunfou na 32.ª edição dos Gotham Independent Film Awards, que premeiam produções realizadas fora dos grandes estúdios americanos, ou seja, o melhor do cinema independente.
Protagonizado por Michelle Yeoh, Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis, o filme conta a história de uma imigrante chinesa exausta que tenta organizar os seus impostos vê-se arrastada para uma louca aventura onde só ela pode salvar o mundo explorando outros universos ligados às vidas que poderia ter levado. O blockbuster da A24, “Everything Everywhere All at Once”, foi um dos grandes vencedores da noite, levando para casa os prémios de Melhor Filme e Melhor Interpretação Secundária para o ator vietnamita Ke Huy Quan, a estrela infantil do clássico “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1986).
“Muitas vezes é em filmes independentes, onde os atores que de outra forma não teriam hipóteses, encontram as suas oportunidades”, disse Quan no seu discurso emocionado.
Outros vencedores notáveis incluíram a atriz e escritora americana Danielle Deadwyler, que conquistou o prémio de Melhor Interpretação pelo seu trabalho como uma mãe em luto, em “Till – A Busca por Justiça”. Os prémios de interpretação dos Gotham Awards são neutros em termos de género, o que significa que Deadwyler não apenas competiu com nomes como Cate Blanchett em “Tár”, mas também derrotou concorrentes como Brendan Fraser em “The Whale” e Paul Mescal em “Aftersun”.
A temporada de prémios 2022/2023 está oficialmente aberta e decorrerá até à noite dos Óscares (12 de março de 2023) e “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” pode surgir como um candidato favorito ao Óscar de Melhor Filme.
Melhor Filme
Everything Everywhere All at Once
Melhor Documentário
All That Breathes
Melhor Filme Internacional
Happening
Prémio Bingham Ray – Realizador Revelação
Charlotte Wells, por Aftersun
Melhor Argumento
Todd Field, por Tár
Melhor Interpretação
Danielle Deadwyler, em Till
Melhor Interpretação Secundária
Ke Huy Quan, em Everything Everywhere All at Once
Melhor Intérprete Revelação
Gracija Flipovic, em Murina
Prémio Carreira
Adam Sandler
Michelle Williams