Já existe trailer “Al Berto”, o novo filme de Vicente Alves do Ó, sobre o poeta, pintor e editor português Al Berto, pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares.

Depois de Alves do Ó retratar a vida da poetisa Florbela Espanca, em “Florbela” (2012), o realizador presta homenagem a outro poeta português do século XX com “Al Berto”, um filme biográfico sobre um dos mais influentes poetas da literatura portuguesa que nasceu em 1948 em Coimbra, mas viveu parte da sua vida entre Sines e Lisboa, onde viria a morrer de linfoma, aos 49 anos, em 1997.

O filme passa-se no verão de 1975: depois de uns anos em Bruxelas, Alberto Raposo Pidwell Tavares regressa a Sines e instala-se no palácio da família, onde ensaia uma vida de comunidade. Encontra João Maria e apaixonam-se. Abre uma livraria na vila. Mas a gente da terra não estava preparada para tanta liberdade.

Esta é a primeira vez que um certo período da vida do poeta é adaptado ao cinema, produzido pela Ukbar Filmes, com as filmagens tendo decorrido entre Sines e Lisboa. A Câmara Municipal de Sines também colaborou na produção deste filme, assim como também na produção de um documentário sobre o poeta, “Al Berto, Uma Vida Errante” de Pedro Caldas, que estreia este ano.

O elenco é composto por Ricardo Teixeira, José Pimentão, Gabriela Barros, Rita Loureiro, José Condessa, João Villas-Boas, Ana Vilela da Costa, entre outros.

“Al Berto” deverá estrear nas salas de cinema nacionais no final de 2017, ano em que se comemoram os 20 anos da sua morte.