Mike D começa por fazer as apresentações no documentário do realizador Spike Jonze, “Here’s a little story I got to tell / About three bad brothers that you know so well…”

Este é o mote para a história da irrequieta banda natural de Nova Iorque que Spike Jonze nos quer contar, Beastie Boys Story. O realizador é amigo e colaborador da banda desde o início dos anos 90, sendo responsável pelos mais icónicos vídeos da banda como Sabotage ou Sure Shot. A amizade é longa, desde 1995 onde se conheceram numa sessão de fotos para a Dirt Magazine, pelo que não terá sido difícil concretizar este projeto descrito como documentário ao vivo.

Adam Yauch (MCA), um dos três membros da banda, faleceu em 2012 de cancro e a banda ditou o seu fim, apesar de os restantes membros continuarem no ativo. Aliás, Mike D deu um vibrante concerto no país vizinho em 2018 no Festival Primavera Sound onde o legado de Beastie Boys continua impulsionado. Já Ad-Rock continua a trabalhar como produtor e ator mantendo uma relação próxima com o seu antigo colega de banda.

O documentário Beastie Boys Story tem estreia marcada no canal de streaming Apple TV dia 24 de abril, depois da sua passagem prévia em Março no festival South by Southwest. O filme conta com depoimentos dos membros da banda, imagens de arquivo e bastidores e será acompanhado também pelo lançamento de um livro de fotografias com 256 páginas de imagens raras ou inéditas. Dose dupla para fazer lembrar que (You gotta) Fight for your Right (To party).