A organização do festival revelou hoje o cartaz oficial da a 69ª edição do Festival de Cannes, que irá decorrer de 11 a 22 de maio de 2016. O cartaz foi concebido a partir de fotogramas do filme “O Desprezo” (Le mépris, 1963) a sexta longa-metragem de Jean-Luc Godard.

Está ali tudo. Os degraus, o mar, o horizonte: a ascensão de um homem em direcção ao sonho, no calor de uma luz mediterrânica que se transforma em ouro. Uma visão que relembra a citação que abre “O Desprezo”: “O cinema substitui a nosso ver um mundo que se concede aos nossos desejos”.

O filme, protagonizado por Brigitte Bardot, Jack Palance e Michel Piccoli, é um dos mais belos trabalhos de Godard, marcado por uma magnífica banda sonora de Georges Delerue, uma homenagem ao próprio cinema, carregado de referências cinematográficas a Chaplin, Griffith, Hawks, Ray, Minnelli e tantos outros cineastas.

“O ator Michel Piccoli é quem, a partir do telhado da lendária casa desenhada pelo escritor Curzio Malaparte, abrirá, em 2016, a subida dos degraus do 69º Festival de Cannes. Uma escolha simbólica por este filme sobre a filmagem de um filme, considerado por muitos um dos mais belos jamais realizados em cinemascópio (a dupla Piccoli / Bardot ao lado de Fritz Lang, a fotografia de Raoul Coutard, a música de Georges Delerue, etc.), ter marcado tanto a história do cinema e da cinefilia.”

“Na véspera do seu 70º aniversário, ao escolher apresentar-se sob o emblema deste filme ao mesmo tempo palimpsesto e manifesto, o Festival renova o seu compromisso fundador: homenagear os criadores, celebrar a história do cinema e acolher novas formar de ver o mundo. À imagem de uma subida de degraus em forma de ascensão para o horizonte infinito de um ecrã de projecção.”

O cartaz foi concebido por Hervé Chigioni e pelo designer gráfico Gilles Frappier. A identidade visual de 2016 foi criada por Philippe Savoir (Filifox).

A 69ª edição do Festival de Cannes será presidida pelo realizador, argumentista e produtor australiano George Miller. A realizadora japonesa Naomi Kawase será a presidente do Júri da Cinéfondation e das Curtas-metragens e o comediante Laurent Lafitte irá desempenhar o papel de mestre de cerimónias da 69ª edição, que irá decorrer de 11 a 22 de maio.

Cannes 2016_2