O novo filme do iraniano Asghar Farhadi, “Everybody Knows”, protagonizado por Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín, vai abrir a 71ª edição do festival de Cannes, a 8 de maio, na secção competitiva.

A oitava longa-metragem de Asghar Farhadi, foi filmada inteiramente em espanhol, na Península Ibérica e conta a história de Carolina, uma mulher espanhola que mora em Buenos Aires, que regressa à sua cidade natal fora de Madrid com o seu marido e filhos argentinos. No entanto, a viagem é perturbada por eventos inesperados que revelam alguns segredos.

A última vez que um filme de abertura em Cannes não era falado em inglês ou em francês foi em 2004, com “Má Educação” de Pedro Almodóvar.

Na última década, Asghar Farhadi rapidamente se estabeleceu como um dos cineastas mais influentes e internacionalmente reconhecidos do Irão, tanto pelos seus argumentos tensos e cuidadosamente elaborados, como pelo virtuosismo do seu realismo na realização. Na Berlinale, “Uma Separação” (2011) ganhou o Urso de Ouro, assim como o Globo de Ouro, César e Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A participação de Farhadi na Seleção Oficial em Cannes aconteceu já com “O Passado” (2013, Melhor Atriz de Bérénice Bejo) e “O Vendedor” (2016, Melhor Argumento e Melhor Ator por Shahab Hosseini), que também ganhou um Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Sabe-se também que o ator Benicio del Toro irá presidir a secção Un Certain Regard. A lista completa de filmes a serem exibidos no festival será revelada no dia 12 de abril. O 71º Festival de Cannes realiza-se de 8 a 19 de maio.