Cannes 2021: Curta-metragem “Noite Turva”, de Diogo Salgado, seleccionada 

noite-turva-cannes-2021-1
Last updated:

A curta-metragem “Noite Turva”, o primeiro filme de Diogo Salgado, foi selecionado para a Competição Oficial de Curtas Metragens da 74.ª edição do Festival de Cannes, que decorrerá, presencialmente, de 6 a 17 de julho.

Com estreia internacional em Cannes, “Noite Turva” narra a tarde de dois rapazes que brincam na floresta junto a uma lagoa. Quando um deles desaparece, a lagoa e os seus habitantes tomam o controlo da narrativa, construindo, ao entrar da noite, um labirinto que cerca as duas crianças. Enquanto um dos rapazes deambula pela floresta à procura do amigo, as silhuetas, texturas e sons exercem lentamente a sua força.

O filme, que em 2020 venceu o Prémio de Melhor Filme da Competição Nacional do Festival Curtas Vila do Conde, conta com fotografia de Joana Silva Fernandes e som de Miguel Coelho, e é interpretado por Afonso Gregório, Simão Bernardino e Lionel Santos, habitantes do local onde foi filmado.

“Não poderia ficar mais surpreendido com o caminho que este pequeno filme tem vindo lentamente ​a trilhar. Para mim e para todos os amigos que nele se cruzaram, a seleção de Cannes faz-me acreditar que este seja apenas o melhor início possível de um percurso muito desejado.”, comentou o realizador.

noite-turva-2021-cartaz-1

Skip to content