Cineclubes de todo o país e salas de cinema independente associam-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com programação especial dedicada à Revolução, ao cinema feito em liberdade e em democracia e propõe-se a pensar o passado, os fascismos e os retrocessos, através de diversas obras cinematográficas produzidas por realizadores portugueses e estrangeiros.
Entre clássicos do cinema, filmes proibidos e censurados pelo regime do Estado Novo e que só estrearam depois de 1974, filmes do pós-25 de abril sobre o processo revolucionário em curso e documentários que tratam e refletem sobre o fascismo e a ditadura, a programação para o mês de abril é bastante diversa de norte a sul do país. Entre curtas e longas-metragens, de todos os géneros, há filmes que se repetem nos vários programas dos cineclubes como é o caso de “Torre Bela” (1975), “As Armas e o Povo” (1975) “Outro País” (1999), “48” (2009), “Marcha Sobre Roma” (2022) ou “Primeira Obra” (2024), a mais recente obra de Rui Simões.
Também as salas de cinema independente apresentam uma programação dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, para pensar o antes e o depois da Revolução dos Cravos. A Casa de Cinema de Coimbra estreia a 11 de abril “Revolução (Sem) Sangue” (2024), de Rui Pedro Sousa, e propõe o Ciclo “Abril / FILmar”, com seis filmes para quatro dias após o 25 de abril: “A Invenção do Amor” (1965), de António Campos, “Balada da Praia dos Cães” (1987), de José Fonseca e Costa, ”Vidas Sem Rumo” (1956), de Manuel Guimarães, “A Fuga” (1999), de Luís Filipe Costa, e “Num Mar de Moliço” (1966) e “Bárbara” (1980), ambos de Alfredo Tropa.
No Porto, no Batalha Centro de Cinema, a veterana sala de cinema apresenta uma extensa sessão para o dia 24 de abril, intitulada de “O Cinema Unido Jamais Será Vencido”. “Entre outras alterações significativas, o denominado Cinema de Abril — produzido nos anos imediatos depois da revolução — marca uma viragem no processo de criação cinematográfica, privilegiando a coletivização da autoria, com processos partilhados e colaborativos desenvolvidos sobretudo em regime de cooperativa.” A sessão reúne seis curtas-metragens: “A Noite Saiu à Rua” (1987), da Filmógrafo, “Memórias das Minas de São Pedro da Cova” (1975), da Cinequanon, “Luta do Povo: Alfabetização em Santa Catarina” (1976), do Grupo Zero, “Jornal Cinematográfico Nacional n.º 10” (1976), da Unidade de Produção n.º 1 do IPC, “As Desventuras de Drácula Von Barreto nas Terras da Reforma Agrária” (1977), da Célula de Cinema do PCP, e “Ano Um” (1975), da Cinequipa. No dia 25 de abril, o Batalha vai abrir a sua sala ao público, com entrada livre entre as 11h e as 18h, com a exibição de cinco curtos documentários “de arquivo que mostram a cidade em diferentes momentos e episódios históricos no pós-revolução”: “1.º Encontro Livre da Canção Popular no Porto” (1974), “O Porto Depois da Revolução” (1974), “Visita do Presidente da República, General António de Spínola, ao Porto” (1974), “Visita do Primeiro-ministro, Vasco Gonçalves, ao Porto para as comemorações do 5 de Outubro” (1974) e “Porto — Abril 1975” (1975).
O Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, vai exibir nos dias 21 e 25 de abril o clássico italiano “Que Viva a Revolução!” (1974), de Paolo Taviani e Vittorio Taviani, protagonizado por Marcello Mastroianni e Lea Massari, integrado na secção “Sem Censura – Sucessos do Cinema Italiano no Pós-25 de Abril – Festa do Cinema Italiano”, da Festa do Cinema Italiano 2024.
O Cinema Trindade, no Porto, exibe no dia 25 de abril a primeira longa-metragem de ficção de Rui Simões, “Primeira Obra” (2024), e o seu documentário histórico sobre a Revolução, “Bom Povo Português” (1981).
Programação dos Cineclubes (em atualização)
Cineclube Ao Norte (Viana do Castelo)
8 de abril – “Verdes Anos” (1963), de Paulo Rocha
22 de abril – “Marcha Sobre Roma” (2022), de Mark Cousins
29 de abril – “Fechar os Olhos” (2023), de Victor Erice
Cineclube de Amarante
25 de abril – “Brandos Costumes” (1974), de Alberto Seixas Santos
Cineclube de Chaves
4 de abril – “A noite saiu à rua”, de Abi Feijó, “Menina”, de Simão Cayate, “Antes de Amanhã”, de Gonçalo Galvão Teles, “A Caça Revoluções”, de Margarida Rêgo, “Lugar em parte nenhuma”, de Bárbara Oliveira e João Rodrigues, “Estilhaços”, de José Miguel Ribeiro.
11 de abril – “Os Salteadores”, de Abi Feijó, “O Casaco Rosa”, de Mónica Santos, “Porto, 1975”, de Filipa César, “25 Abril – uma aventura para a democracia”, de Edgar Pêra, “Metáfora ou a tristeza virada do avesso”, de Catarina Vasconcelos.
Lucky Star – Cineclube de Braga
9 de abril – “O couraçado Potemkine” (1925), de Sergei Eisenstein, com a presença de Alexandre Alves Costa
16 de abril – “Torre Bela” (1975), de Thomas Harlan
23 de abril – “Continuar a Viver ou Os Índios da Meia Praia”, de António da Cunha Telles
20 de abril – “Dina e Django” de Solveig Nordlund
Cineclube de Espinho
24 de abril – “O Que Podem As Palavras” de Luísa Sequeira e Luísa Marinho + “Bom Povo Português”, de Rui Simões
27 de abril – “Primeira Obra”, de Rui Simões
Cineclube de Faro
12 de abril – “O Jovem Cunhal” (2022), de João Botelho
18 de abril – “Revolução (Sem) Sangue” (2024), de Rui Pedro Sousa
25 de abril – “Primeira Obra” (2024), de Rui Simões
Cineclube da Guarda
2 de abril – “Elas Também Estiveram Lá” (2021), de Joana Craveiro
17 de abril – “O Que Podem as Palavras” (2022), de Luísa Sequeira e Luísa Marinho
30 de abril – “Outro País” (1999), de Sérgio Tréfaut
Cineclube da Gardunha (Fundão)
9 de abril – “Jaime” (1974), de António Reis + “Torre Bela” (1975), de Thomas Harlan
16 de abril – “48” (2010), com a presença da realizadora Susana Sousa Dias
Cineclube de Guimarães
11 de abril – “As Libertárias” (1996), de Vicente Aranda
23 de abril – 25 de Abril em Curtas: “Os Salteadores”, “Estilhaços”, “Metáfora ou a Tristeza”, “Virada do Avesso”, “Uma Aventura para a Democracia”
24 de abril – Sons da Liberdade: Concerto com a Banda Filarmónica da Sociedade Musical de Pevidém e Coros da Cidade
Cineclube de Joane (Famalicão)
16 de abril – “Marcha Sobre Roma” (2022), de Mark Cousins
17 de abril – “48” (2009), de Susana Sousa Dias
18 de abril – “Um Corpo Que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005” (2022), de Marco Martins
25 de abril – “Folhas Caídas” (2023), de Aki Kaurismäk
Cineclube da Maia
4 abril – “Cenas da Luta de Classes em Portugal” (1977), de Robert Kramer e Philip Spinelli
6 de abril – “O Recado” (1972), de José Fonseca e Costa
18 abril – “Cravos de Abril” de Ricardo Costa + “As Desventuras de Drácula Von Barreto nas Terras da Reforma Agrária” de Célula de Cinema do PCP + “Jornal Cinematográfico Nacional – n°1, 8, 9 e 16” de Unidade de Produção Cinematográfica n.° 1
20 abril – “As Armas e o Povo” (1975), de Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica
Cineclube de Pombal
3 de abril – “Roma Cidade Aberta” (1945), de Roberto Rossellini
10 de abril – “O Último Tango em Paris” (1972), de Bernardo Bertolucci
17 de abril – “Nazaré” (1952), de Manuel Guimarães
24 de abril – “Perdido por cem…” (1972), de António-Pedro Vasconcelos
Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo
4 de abril – “A Flor do Buriti”, um filme de João Salaviza e Renée Nader Messora
11 de abril – “Primeira Obra”, um filme Rui Simões (com a presença do Realizador)
18 de abril – Noite de curtas MUTIM
20h45 – Abertura de portas + pop-up MUTIM (divulgação, publicações e merchandising)
21h00 – Apresentação da MUTIM e das obras a exibir (com a presença das realizadoras)
21h30- Exibição Curtas metragens: “Sopa Fria”, de Marta Monteiro, “Farpões Baldios”, de Marta Mateus, “Shooting Leticia”, de Violena Ampudia + Conversa e Debate com o público (com a presença das realizadoras)
Clube Objetivo Cinema em Penafiel
2 de abril – “Marcha Sobre Roma” (2022), de Mark Cousins
9 de abril – “Viagem ao Sol” (2021), de Ansgar Schafer, Susana de Sousa Dias
16 de abril – “O Soldado das Sombras” (1960), de Jean-Luc Godard
23 de abril – “O Leão de Sete Cabeças” (1970), de Glauber Rocha
27 de abril – “As Armas e o Povo” (1975) de Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica
30 de abril – “Cavalo Dinheiro” (2014), de Pedro Costa
Cineclube do Porto
6 de abril – “As lágrimas amargas de Petra Von Kant” (1972), de Rainer Werner Fassbinder
11 de abril – “Viridiana” (1961), de Luis Buñuel
18 de abril – “Mamma Roma” (1962), de Pier Paolo Pasolini
20 de abril – Ciclo 25 de Abril em Curtas – Parte 1: “A Noite Saiu À Rua” (1987), de Abi Feijó, “Menina” (2016), de Simão Cayatte, “Antes de amanhã” (2007), de Gonçalo Galvão Teles, “A caça revoluções” (2013), de Margarida Rêgo, “Lugar em parte nenhuma” (2016), de Bárbara Oliveira e João Rodrigues, “Estilhaços” (2016), de José Miguel Ribeiro
27 de abril – Ciclo 25 de Abril em Curtas – Parte 2: “Os Salteadores” (1993), de Abi Feijó, “O casaco rosa” (2022), de Mónica Santos, “25 de abril – Uma Aventura para a Democracia” (2000), de Edgar Pêra, “Porto, 1975” (2010), de Filipa César, “Metáfora ou a tristeza virada do avesso” (2013), de Catarina Vasconcelos
Cineclube de Santarém
3 de abril – “Clandestina” (2023), de Maria Mire
10 de abril – “Rosinha e outros bichos do mato” (2023), de Marta Pessoa
17 de abril – “Bom Povo Português” (1981), de Rui Simões
24 de abril – “As Armas e o Povo” (1975) de Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica
Cineclube de Tomar
9 de abril – “Bom Povo Português” (1981), de Rui Simões
23 de abril – “Primeira Obra” (2024), de Rui Simões
07 de maio – “Deus Pátria Autoridade” (1975), de Rui Simões
21 de maio – “Ilha da Cova da Moura” (2010), de Rui Simões
Cineclube Vilafranquense
Cine Clube de Viseu
18 de abril – “Outro País” (1999), de Sérgio Tréfaut + “Revolução” (1975), de Ana Hatherly
24 de abril – “Primeira Obra” (2024), de Rui Simões (com a presença do realizador)
(artigo em atualização)