Dos arquivos da Cinemateca Portuguesa, chega agora a público o Jornal Português – o jornal de atualidades produzido pela Sociedade Portuguesa de Atualidades Cinematográfica para o Secretariado de Propaganda Nacional durante o regime do Estado Novo.

Sob a supervisão de António Lopes Ribeiro e servindo-se do cinema como veículo de divulgação, o Jornal Português é um dos principais exemplos de propaganda política dos anos quarenta, e um documento único da história de Portugal durante o regime salazarista.

A caixa inclui 5 DVDs com mais de 16 horas de duração e ainda material inédito, som original recuperado e uma brochura ilustrada de 76 páginas.

A colecção será distribuída com o Jornal Público a partir de dia 12 de dezembro e poderá ser adquirida posteriormente na Fnac, na Livraria Linha de Sombra Cinemateca e na Cinemateca Júnior.

Haverá ainda a sessão de Lançamento na Cinemateca no dia 14 de dezembro às 19h00 com a presença de Fernando Rosas (historiador), Nuno Pacheco (diretor-adjunto do jornal Público) e José Manuel Costa (diretor da Cinemateca).