Curtas para um Fim-de-Semana #13

Vamos lá ao que interessa, é hora de ver curtas-metragens.

 

Every Child

Every Child conta a história de um bebé que aparece á porta do escritório de um executivo e que é depois passado de porta em porta enquanto não encontra um lar que o acolha. Faz também parte de um grupo de 10 curtas-metragens criadas a convite das Nações Unidas para a celebração dos direitos universais da criança declarados pela UNICEF. Eugene Fedorenko é o realizador e a curta ganhou o Oscar de melhor curta de animação em 1979.

 

Voisins (Neighbours)

Falando em vencedores de Óscares faz sentido mostrar esta curta metragem de Norman Mclaren, um dos realizadores que pode ser considerado como um dos “grandes” do cinema de animação graças a toda a influência que ele tem ainda hoje em dia. Este filme anti-guerra de 1952 mistura acção real com Pixilation (Stop-Motion que usa pessoas e/ou objectos reais) começa de forma bastante simpática e inofensiva e depressa se torna em algo brutal e com algumas cenas mais impressionáveis. Pormenor curioso: Voisins ganhou o Oscar na categoria de melhor curta-metragem documental e não de animação, o que ainda hoje causa alguma confusão sobre o porquê de tal escolha.

 

How Wings Are Attached to the Back of Angels

Esta animação de Craig Welch de características quase surrealistas mistura fotografia com animação tradicional. Foi feita em 1996 e foi das curtas mais interessantes e um tanto quanto difíceis de explicar que vi nos últimos tempos.

 

E já agora um extra:

 

The Fantastic Flying books of Mr. Morris Lessmore

 

Para quem ainda não viu a curta de animação vencedora de um dos Óscares deste ano fica aqui a oportunidade. Filme realizado por William Joyce e Brandon Oldenburg