DocLisboa: 20ª edição será dedicada a Jean-Luc Godard

O Festival Internacional de Cinema DocLisboa, marcado para outubro, será dedicado a Jean-Luc Godard, “cineasta livre e instigante, comprometido e atento”, que morreu esta terça-feira (13/09) aos 91 anos, revelou a direcção do festival, que vai já na 20.ª edição. A informação foi apurada pelo jornal Público.

“Devemos-lhe o programa que apresentamos e celebramos a sua vida em cada projecção”, continuou a direcção do festival, que apresentou hoje a programação completa.

Ainda como forma de homenagem, o DocLisboa exibirá o documentário Godard Cinema”, de Cyril Leuthy, na secção Heart Beat.

 

A 20ª edição DocLisboa transcorre de 6 a 16 de Outubro em várias salas de Lisboa, iniciando com o filme Terminal Norte”, da realizadora argentina Lucrecia Martel, e com uma actuação da cantora Lula Pena, intitulada Telegrama” e descrita como “um pequeno acto-filme interespécies, projectado e musicado em tempo real”.

Na edição de 2022, o DocLisboa “volta a promover encontros e diálogos entre as múltiplas vozes que atravessam o festival e apresenta uma programação composta por 281 filmes, com 47 estreias mundiais e 28 estreias internacionais”, lê-se na nota de imprensa.

Recordamos que, dos 44 filmes portugueses presentes no tradicional festival, 12 estão na competição portuguesa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na edição de 2023 dos Óscares.

Reprodução / Academia Portuguesa de Cinema
Skip to content