Óscares 2023: Academia Portuguesa de Cinema anuncia os cinco filmes pré-selecionados

Hoje (31/08), a Academia Portuguesa de Cinema anunciou os cinco filmes portugueses finalistas para a candidatura de Portugal às nomeações para o Óscar de Melhor Filme Internacional na 95ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Óscares 2023.

De acordo com a Academia, foram nomeadas as produções “Alma Viva”, da luso-francesa Cristèle Alves Meira, “Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão, “Mal Viver”, de João Canijo, “Restos do Vento”, de Tiago Guedes, e “Salgueiro Maia – O Implicado”, de Sérgio Graciano.

A seleção de filmes coube a um júri formado por Alexandra Ramires (realizadora), Ivo Canelas (ator), Jorge Paixão da Costa (realizador), Luís Branquinho (diretor de fotografia), Margarida Marinho (atriz), Paulo Furtado (compositor) e Tathiani Sacilotto (produtora).

Lista feita, agora caberá aos membros da Academia Portuguesa de Cinema a difícil missão de escolher o candidato de Portugal a uma nomeação para o prémio de Melhor Filme Internacional da próxima edição dos Óscares.

 

Os finalistas

Recordamos que, os cinco filmes finalistas são obras de ficção e a maioria já teve exibição internacional em festivais de cinema, como “Alma Viva”, história de Cristèle Alves Meira sobre laços familiares, misticismo e a cultura transmontana, e “Restos do Vento”, de Tiago Guedes, “que se baseia numa tradição pagã de uma vila do interior de Portugal”, ambos estreados este ano em Cannes.

“Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão, que se estreia no festival de cinema de Veneza – que começa hoje -, foi rodado em São Miguel, nos Açores, com um elenco de atores não-profissionais, e que, segundo a Academia Portuguesa de Cinema, é “uma ode à comunidade queer” daquela ilha.

O candidato português será anunciado pela academia a 19 de setembro.

 

Óscares 2023

A 95ª edição dos Óscares será realizada em 12 de março de 2023, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) e a rede ABC. A edição marca por ser o segundo ano consecutivo em que o Óscar acontecerá em março, com a 94ª edição, em 27 de março.

Nisso, o prazo de submissão para as categorias gerais de inscrição para o Óscar 2023 é 15 de novembro. A votação preliminar começará em 12 de dezembro e as listas finais serão anunciadas em 21 de dezembro. 

Como nos recorda o Cine Visão, o prazo para os países submeterem os filmes termina no dia 3 de outubro de 2023. Numa primeira fase, entre os filmes submetidos, serão pré-selecionados 15 filmes que serão revelados a 21 de dezembro. Destes sairão os cinco candidatos finais à estatueta dourada de Melhor Filme Internacional que serão anunciados, juntamente com as outras categorias, a 24 de janeiro de 2023.

O vencedor será conhecido na 95ª edição dos Óscares que se realiza no dia 12 de março de 2023, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.

Abaixo, veja a lista completa e as principais datas da temporada de 2023:

  • 15 de novembro de 2022: Prazo geral de envio de categorias de inscrição.
  • 19 de novembro de 2022: Prémios Governadores
  • 12 de dezembro de 2022: A votação preliminar começa às 9h PT
  • 15 de dezembro de 2022: A votação preliminar termina às 17h PT
  • 21 de dezembro de 2022: Anúncio dos finalistas do Óscar
  • 31 de dezembro de 2022: Termo do período de elegibilidade
  • 23 de janeiro: 1ª rodada de votação
  • 17 de janeiro de 2023: Início da 2ª rodada de votação
  • 23 de janeiro: Termino da 2ª rodada de votação
  • 13 de fevereiro de 2023: Almoço dos nomeados ao Óscar
  • 2 de março de 2023: A votação das finais começa às 9h PT
  • 7 de março de 2023: A votação das finais termina às 17h PT
  • 12 de março de 2023: 95º Óscar

 

Skip to content