O filme Downton Abbey, uma adaptação da premiada série de televisão ‘Downton Abbey’, que acompanhou as vidas da família Crawley, uma família aristocrática inglesa, e dos seus empregados, numa casa de campo inglesa no virar do século XX, chega aos cinemas nacionais a 19 de setembro.

Ao longo das seis temporadas (2010-2015), que começou com o trágico naufrágio do Titanic, em 1912, e que terminou no Natal de 1925, a série arrecadou 3 Globos de Ouro e 15 Emmys, num total de 69 nomeações, tornando “Downton Abbey’ numa das séries mais nomeadas na história dos Emmys – chegando a ganhar um prémio BAFTA especial e um lugar no Guiness World Record para a série de TV com melhores críticas.

O filme “Downton Abbey” inclui o elenco principal da série: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Brendan Coyle, Michelle Dockery, Kevin Doyle, Joanne Froggatt, Matthew Goode, Harry Hadden-Paton, Robert James-Collier, Allen Leech, Phyllis Logan, Elizabeth McGovern, Sophie McShera, Lesley Nicol, Penelope Wilton e a vencedora de um Óscar, Maggie Smith, aos quais se juntam ainda Imelda Staunton, Geraldine James, Simon Jones, David Haig, Tuppence Middleton, Kate Phillips e Stephen Campbell Moore.

“Desde que a série terminou, os fãs de Downton Abbey há muito que esperavam pelo próximo capítulo da família Crawley”, disse Peter Kujawski, o presidente da Focus Features, no início do ano, quando o filme foi anunciado. O mesmo acrescentou todos estarem entusiasmados por se juntarem a um incrível grupo de cineastas, atores e artesãos liderados por Julian Fellowes e Gareth Neame”.

A realização do filme ficou ao cargo de Michael Engler, que já havia realizado quatro episódios da série televisiva.

O filme, que dá continuidade à história da família Crawley, ricos proprietários de uma grande propriedade no interior da Inglaterra no início do século XX, estreia nas salas de cinema nacionais a 19 de setembro.