A irlandesa Aisling Franciosi, que conta na sua carreira com títulos como “Guerra dos Tronos” e “The Fall”, o sueco Ardalan Esmaili (“The Charmer”) e o dinamarquês Elliott Crosset Hove, (“Winter Brothers”) estão entre os dez atores nomeados à categoria Shooting Stars, criada pela agência de cinema European Film Promotion (EFP), que procura o melhor talento emergente no cinema europeu.

Todos os anos, jovens atores de toda a Europa, que já se tornaram conhecidos nos seus países de origem, são nomeados pelas organizações membros da EFP para participarem neste programa.

Um júri de profissionais da indústria seleciona os dez talentos mais interessantes e internacionalmente versáteis a serem apresentados à imprensa, à indústria e ao público no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que terá lugar de 7 a 17 de fevereiro de 2019.

Outros candidatos são Rea Lest-Liik,  Estónia (“November”), Emma Drogunova, Alemanha (“The Tobacconist”), Kristín Thora Haraldsdóttir, Islândia (“And Breathe Normally”), Blagoj Veselinov, Macedónia (“Secret Ingredient”) e Dawid Ogrodnik (“Silent Night”), Polónia, que fez parte do elenco de “Ida” (2013), vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Franciosi, de ascendência italo-irlandesa tem sido aclamada pela sua interpretação em “The Nightingale”, de Jennifer Kent (realizadora de “O Senhor Babadook”), que arrecadou dois prémios na Biennale de Cinema, em Veneza, incluindo o Prémio Especial do Júri.

Elliot Crosset Hove ganhou o prémio de Melhor Ator no Festival de Locarno e um Robert (o equivalente dinamarquês ao Óscar) pelo seu desempenho em “Winter Brothers”, de Hlynur Palmason.

Alguns dos alumni mais reconhecidos incluem: Carey Mulligan, Alba Rohrwacher, Matthias Schoenaerts, Alicia Vikander, Riz Ahmed e George MacKay.