"Senhora Aparecida" (1994).

Family Film Project 2022: Arquivo, Memória, Etnografia e foco em Catarina Alves Costa

O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia regressa ao Porto de18 a 22 de outubro, no Passos Manuel, no Cinema Trindade e no Coliseu Porto Ageas. Catarina Alves Costa é a cineasta em foco nesta edição que conta, além das sessões competitivas de cinema com performances, masterclasses, conversas, sessões especiais, uma oficina infanto-juvenil e ainda um filme-concerto.

O festival destaca o trabalho da realizadora e antropóloga Catarina Alves Costa, cuja obra é incontornável no panorama cinematográfico contemporâneo, frequentemente centrada na realidade portuguesa. Este foco na obra da realizadora natural do Porto inclui uma seleção de alguns dos seus filmes mais emblemáticos: no dia 21 de outubro serão exibidos os filmes “Regresso à terra” (1992) e “A Seda é um Mistério” (2003) antecedidos por uma masterclass da realizadora às 15h00. No dia seguinte, dia 22 de outubro, pelas 17h00, terá lugar uma conversa com a cineasta acerca da sua obra e percurso profissional, conduzida por Humberto Martins, seguida do filme “O arquiteto e a cidade velha” (2004), no mesmo dia às 21h00, após a entrega de prémios aos vencedores, será possível assistir ao filme “Senhora Aparecida” (1994).

A habitual secção competitiva regressa com uma seleção de 21 obras, provenientes de 15 países, sendo dividida em três temáticas: Vidas e Lugares, Memória e Arquivo e ainda uma sessão competitiva dedicada à Ficção e Animação. O júri da secção competitiva é composto por Nelson Araújo, Peter Freund e Susana Nascimento Duarte.

Na abertura do festival, dia 18 de outubro, retorna também o ciclo performativo Private Collection, que este ano conta com performances dos artistas Sérgio Leitão às 18h30, no Coliseu do Porto. Também no dia 18 às 19h30, em parceria com o Coliseu do Porto, a programação do festival inclui o filme-concerto “Heróis do Mar”, de Fernando Garcia, evento que pretende homenagear, através do cruzamento do cinema, da música e do teatro, diversas dimensões da cultura popular portuguesa, trazidas ao palco pela própria comunidade.

herois-do-mar-fernanco-garcia-1
“Heróis do Mar”, de Fernando Garcia

“O filme Heróis do Mar, de Fernando Garcia, renasce integralmente para o grande ecrã. O primeiro filme de ficção nacional com narrativa na pesca do bacalhau foi considerado, em 1949, um feito notável da cinematografia portuguesa. Perdida a banda sonora, foi esquecido pelo grande público. A única cópia em película foi digitalizada e restaurada pela Cinemateca-ANIM, com apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e é agora apresentada com música original de Henrique Portovedo e João Martins e uma dobragem interpretativa ao vivo dirigida por Alexandre Sampaio, num espetáculo inovador e único com a participação da Orquestra Filarmónica Gafanhense e da comunidade.”

Destaque também para a masterclass “The Creative Process”, da realizadora espanhola Nuria Giménez, sobre o seu premiado filme “My Mexican Breztel” (2019), obra singular na problematização da memória e na apropriação do arquivo, que também será exibida em sessão especial (fora de competição), e destaque para o workshop “Imagens que se movem”, da cineasta Tânia Dinis, cineasta e artista, dedicado às crianças e jovens.

Sob a curadoria do artista e curador Peter Freund, será apresentada o uma mostra de cinema experimental com seleção de mais de uma dezena de pequenos filmes que se estendem do chamado “cinema de apropriação” (cujas obras usam como matéria outras obras pré-existentes ou materiais de arquivo) ao “cinema generativo” (cujos conteúdos visuais são parcialmente forjados por algoritmos informáticos). A exibição dos filmes experimentais é precedida pela masterclass Retracted Cinema, onde Peter Freund fará um enquadramento crítico destas formas marginais de expressão artística.

Sessão Competitiva
Passagem, de Tânia Dinis
Ours is the wasteland, de Mário Veloso
In no rush to get anywhere, de Pepe Sapena
We make home movies, therefore we are, de Clara Jaschke
Ofelia, de Pierfrancesco Bigazzi
Amidst, de Duda Affonso, Júlia Nogueira, Manuela Curtiss
Cinema Pobre, de Regina Guimarães
Madrugada, de Leonor Noivo
Sotavento, de Marco Salaverría Hernández
Gas Station, de Olga Torrico
Noir-Soleil, de Marie Larrivé
Garrano, de Vasco Sá, David Doutel
Detached, de Vladimir Krivov
What Never Was, de Sandra Ruesga
Subtotals, de Mohammadreza Farzad
The day lives briefly unscented, de Brandon Wilson
The Kittens’ tea Party, de Mirufiyu
And then they burn the sea, de Majid Al-Remaihi
Nobody meets your eyes, de Jesse Jalonen
I Am Not, de Tomer Heymann
Soy Niño, de Lorena Zilleruelo

Foco Catarina Alves Costa
Regresso à Terra (1992)
A Seda é um Mistério (2003)
O Arquitecto e a Cidade Velha (2002)
Senhora Aparecida (1994)

Family-film-project-2022-cartaz

Fonte: Family Film Project

Skip to content