FIKE 2014_1

Trinta e nove filmes oriundos de dezasseis países vão estar em competição na 12.ª edição do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens, que vai ter lugar de 21 a 25 de outubro de 2014, nas cidades de Évora (no Auditório da Universidade de Évora) e Beja (no Teatro Julia Pax).

As curtas-metragens que vão disputar a competição internacional nas categorias de ficção, documentário e animação, foram seleccionadas a partir de mais de mil inscrições, provenientes de quarenta e quatro países. O FIKE 2014 fará grande destaque à cinematografia nacional e abrirá novos canais de divulgação a primeiras obras e á criação dos novos realizadores.

Fazem parte do júri oficial desta edição, a jornalista belga Nancy Denney-Phelps, o realizador português Manuel Mozos, o realizador e professor de animação e ilustração sérvio Rastko Ciric, e ainda, os portugueses Rui Simões, realizador e documentarista e o jornalista e crítico de cinema Rui Tendinha.

O prémio para o melhor documentário será votado pelo Júri Estação Imagem, composto por Rastko Ciric (documentarista), Pedro Letria (fotográfico) e pelo realizador TV Miguel Braga. O Prémio D. Quixote será atribuído pelo Júri da IFFS- International Federation of Film Societies, este ano constituído por Sylwia Hamerska, jornalista e cineclubista polaca, pelo alemão Thomas Penner, cineclubista e técnico de VFX e por Denise Cunha Silva, cineclubista e produtora de festivais de cinema (Portugal).

 Entre outras participações do FIKE 2014, destacamos a presença de Patrícia Casey, produtora do primeiro filme dos Monty Python, “And Now for Something Completely Different”, de 1971, que fará durante o certame, uma Master Class sobre produção cinematográfica.

O FIKE tem como director João Paulo Macedo e é promovido, pela SOIR – Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, pelo Cine Clube da Universidade de Évora em parceria com a Estação Imagem e associação cultural bejense Lêndias d’Encantar.

 

Selecção Oficial

2 and 2 are four (Portugal)

A Visit (Polónia)

Ab Ovo (Polónia)

Ana – Um Palíndromo (Portugal)

Ants  Apartment (Irão)

Blind Date (Portugal)

Blue Blue Sky (Suíça)

Canis (Espanha)

Carratrope (Bélgica)

Cash Register (Bélgica)

Chains of Love (Alemanha)

Coisa de Alguém (Portugal)

Cutting Grass (Espanha)

Daphné or the Lovely Specimen (França)

Dédalo (Portugal)

Gigantes da Alegria (Brazil)

Half you met my girl friend (Alemanha)

Happily ever After (Alemanha)

In August (Suíça)

Lemonadetale (Estónia)

Lost Senses (Polónia)

Matilde (Itália)

Must Black (Irão)

O Coveiro (Portugal)

Passing by (Reino Unido)

Poils (Bélgica)

The Being From Elsewhere (Bélgica)

The Forgotten (Israel)

The Landscapes (Portugal)

The Neighbour (Roménia)

The Wrong Man (Espanha)

To Cut a long story short (Portugal)

Touch of Silence (Alemanha)

Travelers in the Night (Holanda)

Treasures od the Sea (letónia)

Virtuos Virtuell (Alemanha)

We are become death (França)

Wedding Cake (Alemanha)

You can’t do everything at once (Suíça)

Fonte: FIKE