O realizador do grande clássico “Cinema Paraíso” (1988 ), Giuseppe Tornatore, um dos maiores realizadores italianos da actualidade, está a preparar o seu próximo filme, que se irá chamar “Leningrad”. Este era um antigo projecto que Sergio Leone queria realizar, depois de “Era Uma Vez na América” (1984), mas que infelizmente não o fez por ter falecido dois dias antes de ter assinado oficialmente o projecto (faleceu a 30 de Abril de 1089). Leone já tinha alguns planos de trabalho, parte do argumento escrito, tinha já adquirido 100 milhões de dólares de financiamento de patrocinadores independentes e tinha em mente usar Robert De Niro como o protagonista.

 

“Leningrad” é um épico de guerra, sobre o cerco à cidade de Lelingrad (actualmente chamada de São Petersburgo), pelo exército alemão durante a 2ª Guerra Mundial. Baseado em factos verídicos, é uma adaptação do livro “Leningrad: The 900 Days” de Harrison Salisbury.

 

O projecto foi cancelado e em 2003 Tornatore mostrou publicamente o interesse em realizar este filme, mas só agora é que conseguiu avançar com o projecto, depois de ter realizado em 2009 “Baarìa – A Porta do Vento”. Espera-se que Tornatore realize um grande épico, que para já conta com Al Pacino como o protagonista, Ennio Morricone como o criador da banda sonora e 100 milhões de dólares como orçamento. Assim, este filme passa a ser dos mais aguardados de 2012, que junta uma tripla imperdivel, Tornatore como realizador, Leone como argumentista e Morricone como compositor. “Leningrad” está actualmente em pré-produção e deverá estrear em 2012.