Globos de Ouro 2024: “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, foi o grande vencedor

christopher-nolan-globos-de-ouro-2024 christopher-nolan-globos-de-ouro-2024

Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (Hollywood Foreign Press Association – HFPA) revelou hoje os vencedores da 81.ª edição dos Globos de Ouro, numa cerimónia que decorreu no Beverly Hilton Hotel em Beverly Hills, na Califórnia, com apresentação do comediante Jo Koy.

thriller épico de Christopher Nolan, “Oppenheimer”, foi o grande vencedor dos Globos de Ouro 2024 ao conquistar cinco categorias, em 8 nomeações. O filme sobre o cientista envolvido na criação da bomba atómica durante a Segunda Guerra Mundial, foi premiado nas categorias de Melhor Filme (Drama), Melhor Realização, Melhor Ator (Drama), Melhor Ator Secundário e Melhor Banda Sonora.

“Barbie”, “Anatomia de Uma Queda”, “Pobres Criaturas” e “Os Excluídos” foram premiados com dois globos de ouro cada. Enquanto que “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, venceu apenas um prémio, o de Melhor Atriz (Drama), para Lily Gladstone, de ascendência indígena, que venceu à primeira nomeação o seu primeiro Globo de Ouro.

banner slider 2024 header 2 1

O Globo de Melhor Ator em Drama não foi para Bradley Cooper, em “Maestro”, como era esperado, mas sim, para o segundo favorito da categoria, Cillian Murphy, em “Oppenheimer”. O filme de Bradley terminou a cerimónia de mãos vazias.

Já nas categorias de Comédia ou Musical, Emma Stone venceu o Globo de Melhor Atriz (Comédia ou Musical) por “Pobres Criaturas”, o seu segundo Globo de Ouro, de um total de 8 nomeações, e Paul Giamatti, em “Os Excluídos”.

“Anatomia de Uma Queda”, o drama francês da realizadora francesa Justine Triet, foi uma das grandes surpresas da noite ao ter vencido na categoria de Melhor Argumento e de Melhor Filme Internacional. “Anatomia de Uma Queda” tornou-se no primeiro filme na história dos Globos de Ouro a vencer nestas duas categorias.

Nos papéis secundários, Da’Vine Joy Randolph venceu o de melhor atriz pelo desempenho em “Os Excluídos” e Robert Downey Jr. o de melhor ator em “Oppenheimer”.

“Barbie”, de Greta Gerwig, que liderava com 9 nomeações, venceu apenas nas categorias de Melhor Blockbuster e de Melhor Canção. May December: Segredos de Um Escândalo”, “Vidas Passadas” e “Maestro” não venceram nenhum Globo de Ouro.

Vencedores:

Melhor Filme – Comédia ou Musical
Poor Things

Melhor Filme – Drama
Oppenheimer

Melhor Filme de Animação
The Boy and the Heron

Melhor Filme Internacional
Anatomy of a Fall (França)

Melhor Realização
Christopher Nolan, por Oppenheimer

Melhor Ator – Comédia ou Musical
Paul Giamatti, em The Holdovers

Melhor Atriz – Comédia ou Musical
Emma Stone, em Poor Things

Melhor Ator – Drama
Cillian Murphy, em Oppenheimer

Melhor Atriz – Drama
Lily Gladstone, em Killers of the Flower Moon

Melhor Ator Secundário
Robert Downey Jr., em Oppenheimer

Melhor Atriz Secundária
Da’Vine Joy Randolph, em The Holdovers

Melhor Argumento
Anatomy of a Fall, por Justine Triet, Arthur Harari

Melhor Canção
Barbie — “What Was I Made For?” por Billie Eilish e Finneas

Melhor Banda Sonora
Ludwig Göransson, por Oppenheimer

Melhor Blockbuster
Barbie

Skip to content