A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (Hollywood Foreign Press Association – HFPA) revelou hoje os vencedores da 81.ª edição dos Globos de Ouro, numa cerimónia que decorreu no Beverly Hilton Hotel em Beverly Hills, na Califórnia, com apresentação do comediante Jo Koy.
O thriller épico de Christopher Nolan, “Oppenheimer”, foi o grande vencedor dos Globos de Ouro 2024 ao conquistar cinco categorias, em 8 nomeações. O filme sobre o cientista envolvido na criação da bomba atómica durante a Segunda Guerra Mundial, foi premiado nas categorias de Melhor Filme (Drama), Melhor Realização, Melhor Ator (Drama), Melhor Ator Secundário e Melhor Banda Sonora.
“Barbie”, “Anatomia de Uma Queda”, “Pobres Criaturas” e “Os Excluídos” foram premiados com dois globos de ouro cada. Enquanto que “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, venceu apenas um prémio, o de Melhor Atriz (Drama), para Lily Gladstone, de ascendência indígena, que venceu à primeira nomeação o seu primeiro Globo de Ouro.
O Globo de Melhor Ator em Drama não foi para Bradley Cooper, em “Maestro”, como era esperado, mas sim, para o segundo favorito da categoria, Cillian Murphy, em “Oppenheimer”. O filme de Bradley terminou a cerimónia de mãos vazias.
Já nas categorias de Comédia ou Musical, Emma Stone venceu o Globo de Melhor Atriz (Comédia ou Musical) por “Pobres Criaturas”, o seu segundo Globo de Ouro, de um total de 8 nomeações, e Paul Giamatti, em “Os Excluídos”.
“Anatomia de Uma Queda”, o drama francês da realizadora francesa Justine Triet, foi uma das grandes surpresas da noite ao ter vencido na categoria de Melhor Argumento e de Melhor Filme Internacional. “Anatomia de Uma Queda” tornou-se no primeiro filme na história dos Globos de Ouro a vencer nestas duas categorias.
Nos papéis secundários, Da’Vine Joy Randolph venceu o de melhor atriz pelo desempenho em “Os Excluídos” e Robert Downey Jr. o de melhor ator em “Oppenheimer”.
“Barbie”, de Greta Gerwig, que liderava com 9 nomeações, venceu apenas nas categorias de Melhor Blockbuster e de Melhor Canção. “May December: Segredos de Um Escândalo”, “Vidas Passadas” e “Maestro” não venceram nenhum Globo de Ouro.
Vencedores:
Melhor Filme – Comédia ou Musical
Poor Things
Melhor Filme – Drama
Oppenheimer
Melhor Filme de Animação
The Boy and the Heron
Melhor Filme Internacional
Anatomy of a Fall (França)
Melhor Realização
Christopher Nolan, por Oppenheimer
Melhor Ator – Comédia ou Musical
Paul Giamatti, em The Holdovers
Melhor Atriz – Comédia ou Musical
Emma Stone, em Poor Things
Melhor Ator – Drama
Cillian Murphy, em Oppenheimer
Melhor Atriz – Drama
Lily Gladstone, em Killers of the Flower Moon
Melhor Ator Secundário
Robert Downey Jr., em Oppenheimer
Melhor Atriz Secundária
Da’Vine Joy Randolph, em The Holdovers
Melhor Argumento
Anatomy of a Fall, por Justine Triet, Arthur Harari
Melhor Canção
Barbie — “What Was I Made For?” por Billie Eilish e Finneas
Melhor Banda Sonora
Ludwig Göransson, por Oppenheimer
Melhor Blockbuster
Barbie