A Diamond Filmes divulgou o primeiro trailer do filme biográfico “Golda”. Com a aclamada atriz Helen Mirren, vencedora do Óscar de Melhor Atriz, no papel de Golda Meir, a produção realizada por Guy Nattiv, também vencedor do Óscar, retrata as responsabilidades e decisões dramáticas e de alto risco enfrentadas pela primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra de Israel, conhecida como a “Dama de Ferro de Israel”, durante a Guerra do Yom Kippur de 1973.
Guerra de Yom Kippur
Conforme ressaltado pelo historiador Tales Pinto em um artigo no site História do Mundo, a Guerra do Yom Kippur durou aproximadamente vinte dias em outubro de 1973. O nome desse conflito está relacionado ao feriado judaico do Dia do Perdão – Yom Kippur, em hebraico. Aproveitando as celebrações judaicas e as falhas no sistema de inteligência das forças armadas israelenses, o Egito e a Síria lançaram um ataque contra Israel em 6 de outubro de 1973.
Pinto destaca que o motivo principal da Guerra do Yom Kippur foi a anexação de territórios sírios e egípcios por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em julho de 1967. Esses territórios incluíam a Península do Sinai, parte do Canal de Suez, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.
O conflito chegou ao fim aproximadamente vinte dias após o início, principalmente devido à intervenção dos Estados Unidos, da ONU e da União Soviética, que promoveram um cessar-fogo. A União Soviética chegou a ameaçar entrar no conflito em apoio ao aliado sírio. No entanto, apesar do acordo, Israel não devolveu os territórios ocupados em 1967.
Segundo Pinto, a Guerra do Yom Kippur teve importantes consequências. Uma delas foi o boicote dos países árabes produtores de petróleo, membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), aos países que apoiaram Israel. Com a restrição nas vendas, os preços do barril de petróleo aumentaram rapidamente, provocando quedas nas bolsas de valores e contribuindo para o surgimento de uma crise no sistema capitalista, conhecida como Crise do Petróleo.
Quem foi Golda Meir?
Peter Philipp, da DW, resgata que Golda Meir foi a primeira e, até o momento, única mulher a ocupar o cargo de chefe de governo em Israel. Em fevereiro de 1969, aos 70 anos, ela já planejava encerrar sua carreira política quando o então primeiro-ministro Levi Eshkol faleceu repentinamente, sendo sucedido por Ben Gurion. Golda Meir foi a terceira opção do bloco trabalhista, já que os dois primeiros candidatos não obtiveram maioria clara no parlamento. No Knesset, ela recebeu apenas 12 votos contrários.
Apesar de seu partido ter perdido a maioria absoluta no parlamento nas eleições realizadas alguns meses depois (com 56 dos 120 mandatos), a ampla coalizão de governo foi mantida e Meir permaneceu no poder.
A estreia do primeiro grande filme de Nattiv ocorreu no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2023. Além de Helen Mirren, o elenco também inclui Camille Cottin, Ellie Piercy, Rami Heuberger, Lior Ashkenazi, Liev Schreiber, Dominic Mafham, Ed Stoppard e Henry Goodman.
“Golda” chega aos cinemas a 24 de agosto.