25 de Abril

Grande Prémio do Cinema Brasileiro 2023: 22ª edição acontecerá em 23 de agosto com uma homenagem especial a Vladimir Carvalho

20150917 vladimir glaucyabraga 1 20150917 vladimir glaucyabraga 2

A 22ª edição do Grande Prémio do Cinema Brasileiro, promovida pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, está marcada para o dia 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Essa renomada premiação do audiovisual no Brasil reúne anualmente centenas de realizadores, atores e profissionais do setor.

O evento será transmitido ao vivo para todo o país através do canal oficial da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no YouTube e também pelo Canal Brasil.

O homenageado desta edição é o realizador paraibano Vladimir Carvalho. Ao longo de sua carreira, ele construiu uma vasta obra com mais de vinte filmes, entre eles destacam-se “O País de São Saruê” (1971), “Quilombo” (1975), “Conterrâneos Velhos de Guerra” (2001) e “Rock Brasília – Era de Ouro” (2011). Mesmo aos 88 anos, Vladimir continua a ser uma referência e inspiração para novas gerações de documentaristas.

 

Suas produções, influenciadas pelos elementos do movimento Cinema Novo, têm sido fundamentais para contar a história do nosso povo e permitem que o Brasil se enxergue na tela. Através de suas lentes sensíveis, ele oferece uma visão genuína e autêntica da vida, das tradições e das lutas que moldam a cultura brasileira.

Na cerimónia, sob a direção artística de Batman Zavareze e o argumento de Bebeto Abrantes, serão anunciados 32 prémios para longas-metragens, curtas-metragens e séries independentes brasileiras. O processo de votação ocorreu em dois turnos. No primeiro turno, que ocorreu de 5 a 22 de maio, os sócios da Academia Brasileira de Cinema votaram nos títulos e profissionais que avançaram como finalistas em todas as categorias. Os cinco finalistas de cada categoria foram revelados no final de maio.

No segundo turno, em junho, os profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais elegeram os vencedores. Nessa fase, o público também teve a oportunidade de votar pelos seus favoritos nas categorias Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Comédia, concorrendo ao cobiçado prémio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

É importante destacar que, este ano, o vencedor da categoria Melhor Longa-Metragem Comédia foi escolhido exclusivamente pelo público através de votação aberta no site da Academia. Como é tradição, a abertura de todos os envelopes com os vencedores será transmitida ao vivo, com os resultados apurados e acompanhados pela PwC Brasil.

Por fim, para esta edição foram inscritos 85 longas-metragens de ficção, 35 longas-metragens documentários, 6 longas-metragens infantis, 5 longas-metragens de animação, 29 séries ficção TV Aberta e TV Paga/OTT, 31 séries documentário – TV Paga/OTT, 4 séries de animação – TV Paga/OTT, 18 curtas-metragens de animação, 23 curtas documentários, 20 curtas de ficção, 12 filmes ibero-americanos e 40 filmes internacionais.

Skip to content