IndieJúnior Porto 2024: “O Nosso Uniforme”, de Yegane Moghaddam, vence o Grande Prémio

"Our Uniform", de Yegane Moghaddam "Our Uniform", de Yegane Moghaddam
"O Nosso Uniforme" ("Our Uniform"), de Yegane Moghaddam

Terminou este domingo, 28 de janeiro, a 8.ª edição do IndieJúnior Porto – Festival Internacional de Cinema Infanto Juvenil com a atribuição do Grande Prémio à curta-metragem de animação “O Nosso Uniforme”, da realizadora iraniana Yegane Moghaddam, um filme feminista sobre uma rapariga iraniana que revela as suas memórias da escola através das rugas e tecidos do seu antigo uniforme escolar.

Segundo o júri, a curta-metragem de Yegane foi a clara vencedora “pela urgência do tema e pela forma tanto narrativa como visual como nos é contada a história, como esta nos é dada a ver, pensar e sentir. Num ano em que celebramos os 50 anos da nossa liberdade – incluindo neste festival, onde passámos a semana a reflectir e a entendermo-nos em torno do que é a liberdade, tema deste ano – e lembrando-nos de que esta é uma luta travada diariamente, em muitas frentes, aqui e noutras partes do mundo. A nossa escolha vai para um filme sobre como a repressão pode ser e é operada através da educação e dos uniformes a que nos obrigam. Aos gritos de revolta das meninas e mulheres iranianas, juntamos o nosso grito de solidariedade e liberdade.”

“O Nosso Uniforme” tem conquistado vários prémios internacionais, como no Festival de Annecy (França) ou no Cinanima (Portugal), e encontra-se nomeada para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

O IndieJúnior Porto, que durante uma semana refletiu sobre o tema Liberdade, a propósito dos 50 anos da Revolução de Abril, atribuiu ainda uma menção honrosa ao filme canadense “O Verão de 2000”, de Virginie Nolin e Laurence Olivier, por ser “um filme sensível e mordaz que fala sobre iniciação sexual e consentimento”, segundo nota do júri.

Atribuído pelo júri da Universidade do Porto, o Prémio Impacto foi para a curta-metragem “Morte ao Biquíni”, de Justine Gauthier, pela “coragem de que todos necessitamos para combater pressões sociais; amizade e solidariedade sem género que nos salva e nos acolhe na diferença; e opção pelo caminho da liberdade.”

IndieJúnior Porto 2024: Vencedores

Grande Prémio IndieJúnior Porto
O Nosso Uniforme, de Yegane Moghaddam, de Yegane Moghaddam (Animação, Irão, 2023, 6′)

Menção Honrosa
O Verão de 2000, de Virginie Nolin, Laurence Olivier (Ficção, Canadá, 2023, 16′)

Prémio Impacto Universidade do Porto
Morte ao Biquíni, de Justine Gauthier (Ficção, Canadá, 2023, 16′)

Menção Honrosa
Um caranguejo na piscina, de Alexandra Myotte, Jean-Sébastien Hamel (Animação, Canadá, 2023, 11′)

Prémio do Público para Melhor Filme
A Poça da Maré, de Lena von Döhren, Eva Rust (Animação, Suíça, 2023, 9′)

Skip to content