Óscares 2024: “Oppenheimer” lidera com 13 nomeações

Sem surpresa, “Oppenheimer” de Christopher Nolan, lidera as nomeações a 13 categorias dos Óscares 2024, que inclui Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Atriz Secundária (Emily Blunt), Melhor Argumento Adaptado e Melhor Banda Sonora, entre outros.
Óscares 2024: Nomeados Óscares 2024: Nomeados
Prémios Óscares - Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

(Artigo escrito por Tiago Resende e Vanderlei Tenório)

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) norte-americana divulgou hoje a lista de nomeados para as 23 categorias da 96.ª edição dos Óscares, numa apresentação feita em direto no Youtube pelos atores Zazie BeetzJack Quaid.

Sem surpresa, “Oppenheimer” de Christopher Nolan, lidera as nomeações a 13 categorias, que inclui Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Atriz Secundária (Emily Blunt), Melhor Argumento Adaptado e Melhor Banda Sonora, entre outros.

 

O filme de três horas, o mais longo de Christopher Nolan e um dos maiores sucessos de bilheteira em 2023, que se baseia no cientista envolvido na criação da bomba atómica durante a Segunda Guerra Mundial, é o favorito a vencer a estatueta dourada de melhor filme do ano.

“Oppenheimer” torna-se no décimo primeiro filme a receber 13 nomeações, ao lado de filmes como “E Tudo o Vento Levou” (1939), Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” (1966), Forrest Gump” (1994), “Chicago” (2002) ou O Estranho Caso de Benjamin Button” (2008). Apenas três filmes receberam mais 14 nomeações: “Eva” (1950), “Titanic” (1997) e “La La Land” (2016).

O segundo mais nomeado este ano foi “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos em 11 categorias, seguindo-se “Assassinos da Lua das Flores” de Martin Scorsese com 10 nomeações; “Barbie” o sucesso de bilheteiras em todo o mundo, realizado por Greta Gerwig, recebe apenas oito; e “Maestro” a estreia de Bradley Cooper na realização, conquista sete. Com cinco nomeações cada tiveram: “American Fiction”, “Os Excluídos”, “Anatomia de Uma Queda” e “Zona de Interesse”.

Para aqueles que duvidavam da presença de uma representante feminina na categoria de Melhor Realização, surpreendentemente, temos a francesa Justine Triet, que conquistou sua primeira nomeação para o prémio. A realizadora foi também nomeada na categoria de Melhor Argumento Original, ambos pelo drama “Anatomia de Uma Queda”. Triet é assim a oitava mulher em 96 anos a ser nomeada na categoria de realização.

 

A categoria inclui ainda: o veterano Martin Scorsese (“Assassinos da Lua das Flores”) que conquista a sua décima nomeação a melhor realização; Christopher Nolan (“Oppenheimer”) e Yorgos Lanthimos (“Pobres Criaturas”), ambos nomeados pela segunda vez; e o realizador inglês Jonathan Glazer (“Zona de Interesse”) é outro estreante. A favorita nesta categoria era Greta Gerwig pelo hit “Barbie”, mas foi talvez a maior surpresa ao não conseguir a nomeação.

Previamente, em 2022, testemunhamos a vitória de Jane Campion com o épico “O Poder do Cão”. No ano anterior, em 2021, ocorreu um marco na história do prémio, com duas mulheres nomeadas pela primeira vez na categoria de realização: Emerald Fennell por “Uma Miúda com Potencial” e Chloé Zhao por “Nomadland – Sobreviver na América”. Além de Campion, apenas mais duas realizadoras obtiveram vitórias: Kathryn Bigelow com “Estado de Guerra”, sendo a primeira mulher a conquistar o prémio de Melhor Realização, e Chloé Zhao, aclamada por “Nomadland – Sobreviver na América”.

Com sua nomeação para realização por “Assassinos da Lua das Flores”, Scorsese, de 81 anos, tornou-se o nomeado mais idoso na categoria que antes era ocupada por John Huston, que tinha 79 anos quando foi nomeado para “Prizzi’s Honor” em 1985. Scorsese agora está atrás apenas do atual recordista, William Wyler, que recebeu doze nomeações para melhor realização antes de seu falecimento em 1981, e à frente de Steven Spielberg, que acumulou nove nomeações.

 

Nas categorias de interpretação os estreantes à nomeação são: Colman Domingo, em “Rustin”, Cillian Murphy em “Oppenheimer” e Jeffrey Wright em “American Fiction”, todos nomeados a Melhor Ator; Sterling K. Brown (“American Fiction”) está nomeado a Melhor Ator Secundário; Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”) torna-se na primeira atriz indígena norte-americana a receber uma nomeação; a atriz alemã Sandra Hüller conquista também a sua primeira nomeação de sempre aos Óscares; na categoria de Atriz Secundária estreiam-se Emily Blunt (“Oppenheimer”), Danielle Brooks (“Côr Púrpura”), America Ferrera (“Barbie”) e Da’Vine Joy Randolph (“Os Excluídos”).

A 96.ª edição do prémio reservou um espaço especial para a dupla de veteranos Steven Spielberg e John Williams. O recente anúncio dos nomeados destaca John Williams como a pessoa viva com o maior número de nomeações e o candidato mais idoso da história a concorrer ao prémio mais cobiçado da indústria audiovisual e fonográfica.

Sua nomeação é fruto de sua contribuição para “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, totalizando agora incríveis 54 nomeações ao longo de sua carreira. Por sua vez, Spielberg concorre pela produção de “Maestro”, marcando sua décima terceira nomeação na categoria de Melhor Filme, mantendo sua marca como o produtor independente mais nomeado.

Na categoria de Melhor Canção Original, temos novamente Diane Warren, que conquista sua décima quinta nomeação por “Flamin’ Hot”. Warren está na disputa com os premiados Mark Ronson e Andrew Wyatt, bem como com os também laureados Billie Eilish e Finneas O’Connell, ambos nomeados por “Barbie”.

Na corrida pelo título de Melhor Filme Internacional, a seleção validou a excelência dos filmes mais comentados da temporada, dando destaque à produção japonesa “Perfect Days”, à obra espanhola “A Sociedade da Neve” e ao britânico “The Zone of Interest”. Aqui, a verdadeira reviravolta ocorreu com a entrada de “Io Capitano” da Itália e “The Teachers’ Lounge” da Alemanha, adicionando uma dose extra de emoção à competição pela estatueta mais cobiçada do mundo.

 

Na categoria de Melhor Animação, saudamos o regresso do renomado animador japonês Hayao Miyazaki, que, com “Kimitachi wa Dō Ikiru ka”, recebe sua quarta nomeação. A última vez que foi nomeado foi em 2014, com “As Asas do Vento”. Sua vitória nessa categoria ocorreu há impressionantes 21 anos, quando nos presenteou com o clássico “A Viagem de Chihiro”. Nesta categoria encontram-se também nomeados: “Elemental”, “Nimona”, “Robot Dreams” e “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”.

 

Portugal perde o sonho de conseguir uma nomeação para a categoria de Melhor Curta-Metragem, com o filme “Um Caroço de Abacate”, de Ary Zara, sobre Larissa, uma mulher trans e Cláudio, um homem cis encontram-se em uma noite em Lisboa. O filme fez parte da lista de finalistas a concurso mas não chegou à nomeação. Em 2023, o cinema português fez história ao ver pela primeira vez um filme nomeado aos Óscares, na categoria de curta de animação, “Ice Merchants”, de João Gonzalez. No entanto, Portugal tem um nome na lista, com o filme de animação “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, que foi correalizado pelo luso-americano Joaquim dos Santos. E ainda, outro nome português, a fadista Carminho tem uma participação na banda sonora do filme “Pobres Criaturas”, nomeado para Melhor Banda Sonora.

A cerimónia da 96.ª edição dos Óscares será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel a 10 de março de 2024, no Dolby Theatre, com transmissão em direto pela ABC para mais de 200 países de todo o mundo.

Óscares 2024: Nomeados

Melhor Filme
Oppenheimer (Universal)
Killers of the Flower Moon (AppleTV+)
Poor Things (Searchlight)
Barbie (Warner Bros.)
The Holdovers (Focus Features)
American Fiction (Amazon/MGM/Orion)
Anatomy of a Fall (Neon)
Maestro (Netflix)
Past Lives (A24)
The Zone of Interest (A24)

Melhor Realização
Justine Triet, por Anatomy of a Fall
Martin Scorsese, por Killers of the Flower Moon
Christopher Nolan, por Oppenheimer
Yorgos Lanthimos, por Poor Things
Jonathan Glazer, por The Zone of Interest

Melhor Ator
Bradley Cooper, em Maestro
Colman Domingo, em Rustin
Paul Giamatti, em The Holdovers
Cillian Murphy, em Oppenheimer
Jeffrey Wright, em American Fiction

Melhor Atriz
Annette Bening, em Nyad
Lily Gladstone, em Killers of the Flower Moon
Sandra Hüller, em Anatomy of a Fall
Carey Mulligan, em Maestro
Emma Stone, em Poor Things

Melhor Ator Secundário
Sterling K. Brown, em American Fiction
Robert DeNiro, em Killers of the Flower Moon
Robert Downey Jr., em Oppenheimer
Ryan Gosling, em Barbie
Mark Ruffalo, em Poor Things

Melhor Atriz Secundária
Emily Blunt, em Oppenheimer
Danielle Brooks, em The Color Purple
America Ferrera, em Barbie
Jodie Foster, em Nyad
Da’Vine Joy Randolph, em The Holdovers

Melhor Argumento Original
Anatomy of a Fall
The Holdovers
Maestro
May December
Past Lives

Melhor Argumento Adaptado
American Fiction
Barbie
Oppenheimer
Poor Things
The Zone of Interest

Melhor Filme de Animação
The Boy and the Heron
Elemental
Nimona
Robot Dreams
Spider-Man: Across the Spider-Verse

Melhor Filme Internacional
Io Capitano (Itália)
Perfect Days (Japão)
Society of the Snow (Espanha)
The Teachers’ Lounge (Alemanha)
The Zone of Interest (Reino Unido)

Melhor Documentário
Bobi Wine: The People’s President
The Eternal Memory
Four Daughters
To Kill a Tiger
20 Days in Mariupol

Melhor Fotografia
El Conde, por Edward Lachman
Killers of the Flower Moon, por Rodrigo Prieto
Maestro, por Matthew Libatique
Oppenheimer, por Hoyte van Hoytema
Poor Things, por Robbie Ryan

Melhor Guarda-Roupa
Barbie
Killers of the Flower Moon
Napoleon
Oppenheimer
Poor Things

Melhor Edição
Anatomy of a Fall
The Holdovers
Killers of the Flower Moon
Oppenheimer
Poor Things

Melhor Maquilhagem e Cabelo
Golda
Maestro
Oppenheimer
Poor Things
Society of the Snow

Melhor Banda Sonora Original
American Fiction
Indiana Jones and the Dial of Destiny
Killers of the Flower Moon
Oppenheimer
Poor Things

Melhor Canção Original
“The Fire Inside” no filme Flamin’ Hot
“I’m Just Ken” no filme Barbie
“It Never Went Away” no filme American Symphony
“Wahzhazhe (A Song For My People)” no filme Killers of the Flower Moon
“What Was I Made For?” no filme Barbie

Melhor Design de Produção
Barbie
Killers of the Flower Moon
Napoleon
Oppenheimer
Poor Things

Melhor Som
The Creator
Maestro
Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One
Oppenheimer
The Zone of Interest

Melhores Efeitos Visuais
The Creator
Godzilla Minus One
Guardians of the Galaxy Vol. 3
Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One
Napolean

Melhor Curta de Animação
Letter to a Pig
Ninety-Five Senses
Our Uniform
Pachyderme
War Is Over!

Melhor Curta Live-Action
The Actor
Invincible
Knight of Fortune
Red, White and Blue
The Wonderful Story of Henry Sugar

Melhor Curta Documental
The ABCs of Book Banning, de Sheila Nevins e Trish Adlesic
The Barber of Little Rock, de John Hoffman e Christine Turner
Island in Between, de S. Leo Chiang e Jean Tsien
The Last Repair Shop, de Ben Proudfoot e Kris Bowers
Nǎi Nai & Wài Pó, de Sean Wang e Sam Davis

(Artigo escrito por Tiago Resende e Vanderlei Tenório)

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