O realizador Justin Amorim foi seleccionado para integrar uma residência de criação cinematográfica guiada por um dos autores mais influentes do cinema contemporâneo, Paolo Sorrentino. Residência irá realizar-se no mês de dezembro na Patagónia, Argentina.
Fundador da produtora Promenade, Justin Amorim é um dos 50 criadores de todo o mundo que irá trabalhar com o premiado cineasta italiano, vencedor do Óscar por “A Grande Beleza”, ao longo de 10 dias pela Patagónia argentina, durante o mês de dezembro.
Este laboratório internacional de cinema pretende ser uma imersão criativa num território profundamente evocativo, que servirá de catalisador para explorar novas formas de narrativa, confrontar ideias sobre cinema e experimentar livremente estéticas inesperadas.
Neste espaço, cada realizador terá a oportunidade de se envolver com a paisagem patagónica e, simultaneamente, com a sensibilidade estética e narrativa única de Sorrentino, marcada pela sua ironia subtil, elegância visual e a capacidade de revelar a beleza e fragilidade da humanidade. Do laboratório resultará um filme que poderá ser distribuído em festivais internacionais.
Esta é a primeira vez que Paolo Sorrentino (Nápoles, 1970), detentor de uma das filmografias mais coerentes e poderosas do cinema europeu nas últimas décadas, irá liderar um workshop prático de realização cinematográfica.
Após a pós-produção, a Playlab Films escolhe 10 das obras para as acompanhar na sua distribuição em festivais internacionais. Em edições anteriores a obra “The Lost Memories of Trees”, de Antonio La Camera (Apichatpong Lab 2022, Peru) venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem na Bienal de Veneza.
Em 2023, Cannes apresentou uma instalação exclusiva com 14 curtas do Lab 2022 e uma curta de Apichatpong, e em 2025, 10 curtas do Apichatpong Lab 2022 e 10 do Pedro Costa Lab 2024 participaram no Cannes Short Film Corner. Várias obras de edições anteriores também foram selecionadas para festivais como o BAFICI, Berlinale, Locarno, Havana, Cartagena das Índias, Veneza e L’Alternativa.
Justin Amorim fundou a Promenade aos 22 anos. Nascido em Toronto e criado em Portugal, formou-se em Cinema e Vídeo pela School Of Visual Arts em Nova Iorque, enquanto trabalhava com o Tribeca Film Institute e Festival.
Realizou a sua primeira longa-metragem, “Leviano” (2018), que estreou no Thessaloniki International Film Festival e posteriormente foi vendida à RTP, HBO Max e Prime Video. Escreveu e realizou a série “5Starz” (2021) para a RTP.
Também produz filmes e séries, e foi selecionado para o Match Me! do Festival Internacional de Locarno em 2022. A sua curta-metragem “Tapete Voador“ (2025) foi selecionada para o Curtas Vila do Conde e o Guadalajara International Film Festival e atualmente prepara duas séries como realizador para a RTP “Psicopatas Portugueses” e “Rua Gisberta” e a próxima longa-metragem “Cartas Que Me Foram Devolvidas”.

