yojimbo-o-invencivel-Akira-Kurosawa-leopardo-Filmes

Leopardo Filmes estreia 7 filmes de Akira Kurosawa

A Leopardo Filmes vai estrear 7 filmes do cineasta japonês Akira Kurosawa, em cópias digitais restauradas, 5 dos quais inéditos em sala, entre setembro e outubro.

De forma a celebrar o centésimo décimo aniversário de Akira Kurosawa (1910-1998), que, com Mizoguchi e Ozu, é um dos grandes Mestres do cinema japonês, a Leopardo Filmes vai distribuir filmes como o clássico “Os Sete Samurais” (1954), “Viver – Ikiru” (1952), “A Fortaleza Escondida” (1958) e “O Trono de Sangue” (1957), sendo que os últimos três são estreias inéditas comercialmente em sala em Portugal.

A Medeia Filmes vai exibir o ciclo “Sete Kurosawa” em Lisboa, no Cinema Medeia Nimas, mas também, em datas a anunciar brevemente, no Teatro Campo Alegre, no Porto, no TAGV, em Coimbra, no Theatro Circo de Braga, no Auditório Charlot, em Setúbal, e no CAE da Figueira da Foz.

A Leopardo Filmes tem vindo nos últimos anos a distribuir várias cópias digitais restauradas de grandes nomes do cinema nipónico, como Yasujiro Ozu e Kenji Mizogucchi.

os-sete-samurais-Akira-Kurosawa-leopardo-Filmes

“O cinema tem tantas semelhanças com as outras artes… Se tem muitas características da literatura, também as tem do teatro, ou mesmo um lado filosófico, atributos da pintura e da escultura, e elementos musicais. […] Mas há algo muito especial nos filmes que é puramente cinemático. Quando faço filmes ou vou ver os filmes de outros cineastas, estou à procura dessa experiência.” – Akira Kurosawa

“Akira Kurosawa, que percorreu quase um século de cinema, morreu em 1998, em Tóquio, a cidade onde nascera. Aclamado pela crítica e amado pelos seus pares (Samuel Fuller, Scorsese, Coppola, Spielberg, Lucas…), não só abriu as portas do Ocidente ao cinema japonês, como foi o mais internacional dos seus cineastas, tendo vários dos seus filmes sido objecto de remakes: John Sturges realizou The Magnificent Seven (1960), remake de Os Sete Samurais, Rashomon foi transposto como western por Martin Ritt (The Outrage, 1964), Yojimbo por Sergio Leone (Por um Punhado de Dólares, 1964)… Em 1985, Chris Marker dedicou-lhe o filme A.K..”

Ciclo Sete Kurosawa:

Os Sete Samurais (1954, cópia digital restaurada)
Estreia 17 de Setembro

Yojimbo, o Invencível (1961, cópia digital restaurada)
Estreia 24 de Setembro

Viver – Ikiru (1952, inédito comercialmente em sala em Portugal)
Estreia 1 de Outubro

A Fortaleza Escondida (1958, cópia digital restaurada, inédito comercialmente em sala em Portugal)
Estreia 8 de Outubro

Dodeskaden (1970, inédito comercialmente em sala em Portugal)
Estreia 8 de Outubro

O Barba Ruiva (1965, inédito comercialmente em sala em Portugal)
Estreia 15 de Outubro

O Trono de Sangue (1957, cópia digital restaurada, inédito comercialmente em sala em Portugal)
Estreia 15 de Outubro

Fonte: Leopardo Filmes