“Matthias & Maxime”, de Xavier Dolan, estreia em junho

A Alambique Filmes vai estrear a 18 de junho, no Cinema Ideal, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto, o novo filme do jovem cineasta Xavier Dolan, “Matthias & Maxime”.

O realizador de filmes como “Amores Imaginários” (2010), “Tom na Quinta” (2013) e “Mamã” (2014) torna a escrever o argumento e a interpretar no seu novo filme, que explora os temas da amizade e da identidade aos 30 anos. Fazem parte do elenco Gabriel D’Almeida Freitas, Harris Dickinson, Anne Dorval, Marilyn Castonguay, Pier-Luc Funk e Catherine Brunet.

Apresentado no Festival de Cannes 2019, Xavier Dolan diz que “mais do que fazer filmes, na segunda metade da casa dos vinte fiz amigos. Matthias & Maxime fala de amizades como essas. Num outro mundo e noutra história, onde jovens de diferentes origens, de diferentes classes, chegam a uma certa idade e, na viragem de uma época e das suas grandes questões, se perguntam, como eu, qual é o seu lugar.”

O filme conta a história de dois amigos de infância que se beijam para uma curta-metragem amadora. Após esse beijo, aparentemente anódino, instala-se uma dúvida recorrente, confrontando os dois rapazes com as suas preferências, perturbando o equilíbrio do seu círculo social e, em seguida, das suas próprias existências.