“Neck ‘n’ Neck”, uma curta de animação com cerca de dois minutos produzida por Walt Disney em 1928, foi descoberta no Japão.

A curta que se pensava perdida apresenta o personagem Oswald, o Coelho Sortudo (Oswald The Lucky Rabbit em inglês), criado em 1927, apenas um ano antes de Rato Mickey projetar Walt Disney para o fenómeno global que é hoje em dia. 

O historiador de anime Yasushi Watanabe comprou a cópia do filme num mercado de brinquedos na cidade de Osaka por 500 ienes (cerca de quatro euros atualmente) quando ainda era estudante de liceu. 

Watanabe, agora com 84 anos, não percebeu que tinha uma curta-metragem da Disney perdida até ler o livro de David Bossert de 2017, “Oswald the Lucky Rabbit: The Search for the Lost Disney Cartoons”, que faz alusão a 26 filmes, tendo apenas 19 sobrevivido.

Os Arquivos da Walt Disney confirmaram que a versão impressa de Watanabe é de facto a curta “Neck ‘n’ Neck”. A história gira em torno de Oswald e da sua namorada, que são perseguidos por um polícia.

Estamos felicíssimos em saber que existe uma cópia do filme perdido“, disse ao The Telegraph Becky Cline, diretora do arquivo Walt Disney.

A descoberta acontece apenas uns dias antes do lançamento de “Força Ralph: Ralph Vs. Internet”, o mais recente filme da Walt Disney Animation Studios, com estreia nas salas de cinema portuguesas a 29 de novembro.

Abaixo pode ver “Sky Scrappers”, curta produzida em 1928.