Foi hoje divulgado o primeiro teaser do filme Downton Abbey, que vem dar continuação à famosa série britânica homónima, que retrata os Crawley, uma família aristocrática inglesa, durante o reinado de Jorge V no início do século XX.

A série dramática que venceu seis Emmys e três Globos de Ouro durou seis temporadas (2010-2015), tendo o seu início no trágico naufrágio do Titanic, em 1912, e terminando no Natal de 1925.

Julian Fellowes, criador da série, há muito que desejava transformar o projeto numa longa-metragem. Tal levou-o a escrever o argumento do filme que chegará às salas de cinema no próximo ano, mais concretamente a 13 de setembro.

Quase todo o elenco da série fará parte do filme, como é o caso de Hugh Bonneville (Robert Crawley), Laura Carmichael (Edith Crawley), Michelle Dockery (Mary Crawley), Joanne Froggatt (Anna Bates), Allen Leech (Tom Branson), Elizabeth McGovern (Cora Crawley) e Maggie Smith (Violet Crawley).

“Desde que a série terminou, os fãs de Downton Abbey há muito que esperavam pelo próximo capítulo da família Crawley”, disse Peter Kujawski, o presidente da Focus Features, no início do ano, quando o filme foi anunciado. O mesmo acrescentou todos estarem entusiasmados por se juntarem a um incrível grupo de cineastas, atores e artesãos liderados por Julian Fellowes e Gareth Neame”.

A realização do filme está a cargo de Michael Engler, que sucedeu a Brian Percival, a primeira escolha da produção. O cineasta norte-americano já havia realizado episódios de “Downton Abbey”, mas a sua carreira estende-se a outras séries, como 30 Rock (2006-2013),Empire (2015- ),The Affair” (2014) e Masters of Sex (2013-2016).

Recentemente, Engler realizouThe Chaperone, filme situado na década de 1920 e que conta com Miranda Otto Haley Lu Richardson no elenco. O filme foi exibido no Los Angeles Film Festival, que decorreu no passado mês de setembro, e chegará às salas de cinema no próximo ano. A estreia em Portugal está prevista para o dia 19 de setembro de 2019.