A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood premiou “Parasitas” como o Melhor Filme da 92.ª edição dos Óscares. A Academia surpreendeu ao atribuir quatro Óscares a “Parasitas”, filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2019. Este é o décimo primeiro filme de língua não inglesa a ser nomeado para Melhor Filme e o sexto a ser nomeado para Melhor Filme Internacional e para Melhor Filme ao mesmo tempo.
“Parasitas”, um dos filmes mais badalados e curiosos do ano e talvez da década, sobre a injustiça social através de uma alegórica luta de classes, fez história nos Óscares ao ser o primeiro filme de língua não inglesa a vencer a categoria de Melhor Filme. Venceu ainda as categorias de Melhor Realizador (Bong Joon Ho), Melhor Filme Internacional e Melhor Argumento Original. Com um orçamento de cerca de 11 milhões de dólares, é o primeiro vencedor da Palma de Ouro a vencer o Óscar de Melhor Filme desde “Marty” (1955), de Delbert Mann.
Tudo indicava que seria Sam Mendes o vencedor desta categoria, mas a Academia premiou o cineasta sul coreano. Apesar do favoritismo, “1917” venceu apenas nas categorias técnicas (Melhor Fotografia, Melhor Mistura de Som e Melhores Efeitos Visuais.
“Era Uma Vez em… Hollywood” venceu os Óscares de Melhor Ator Secundário e Melhor Design de Produção. “Joker”, que liderava com onze nomeações, venceu também em duas categorias, Melhor Banda Sonora e Melhor Ator. Joaquin Phoenix fez o discurso mais político da noite, mencionando a luta contra o racismo, a igualdade de género, os direitos dos animais e os direitos LGBT.
“Le Mans ’66: O Duelo” venceu nas categorias de Melhor Montagem e Melhor Edição de Som. Sem qualquer surpresa Renée Zellweger venceu o Óscar de Melhor Atriz, por “Judy”, Laura Dern o Óscar de Melhor Atriz Secundária, por “Marriage Story”, e “Jojo Rabbit” venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado (Taika Waititi). O Óscar de Melhor Filme de Animação foi para a Disney/Pixar, por “Toy Story 4”. O grande derrotado da noite foi “O Irlandês”, de Martin Scorsese, que, com dez nomeações, não venceu nenhum prémio, ficando a Netflix de mãos a abanar.
Durante a cerimónia houve o habitual momento de homenagem aos que morreram em 2019 e foi anunciado que o Museu da Academia vai abrir em 14 de dezembro de 2020.
Vencedores
Melhor Filme
Parasite
Melhor Realizador
Parasite, de Bong Joon Ho
Melhor Ator
Joaquin Phoenix, em Joker
Melhor Atriz
Renée Zellweger, em Judy
Melhor Ator Secundário
Brad Pitt, em Once Upon a Time… in Hollywood
Melhor Atriz Secundária
Laura Dern, em Marriage Story
Melhor Argumento Original
Parasite, por Bong Joon Ho, Han Jin Won
Melhor Argumento Adaptado
Jojo Rabbit, por Taika Waititi
Melhor Filme de Animação
Toy Story 4
Melhor Filme Internacional
Parasite – Coreia do Sul
Melhor Documentário
American Factory
Once Upon a Time… in Hollywood
Melhor Fotografia
1917, por Roger Deakins
Melhor Guarda-Roupa
Little Women
Melhor Montagem
Ford V Ferrari
Melhor Maquilhagem e Cabelo
Bombshell
Melhor Banda Sonora Original
Joker, por Hildur Gudnadottir
Melhor Canção Original
“(I’m Gonna) Love Me Again”, de Rocketman
Melhor Edição de Som
Ford V Ferrari
Melhor Mistura de Som
1917
Melhores Efeitos Visuais
1917
Melhor Curta de Animação
Hair Love
Melhor Curta Imagem Real
The Neighbors’ Window
Melhor Curta Documental
Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)