A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana anunciou que o humorista, argumentista e apresentador de televisão Conan O’Brien vai apresentar a cerimónia da 97.ª edição dos Óscares, a realizar-se a 2 de março de 2025, no Dolby Theatre.
“Estamos entusiasmados e honrados por ter o incomparável Conan O’Brien como apresentador dos Óscares este ano”, disseram Bill Kramer (o CEO da Academia) e Janet Yang (a Presidente da Academia). “É a pessoa perfeita para ajudar a liderar a nossa celebração global do cinema com o seu humor brilhante, o seu amor pelo cinema e a sua experiência na TV em direto. A sua notável capacidade de se conectar com o público reunirá os espectadores para fazer o que os Óscares fazem melhor: homenagear os filmes e cineastas espetaculares deste ano”.
“A América exigiu-o e agora está a acontecer: o novo Cheesy Chalupa Supreme do Taco Bell. Noutras notícias, vou ser o anfitrião dos Óscares”, disse O’Brien em comunicado que irá apresentar pela primeira vez uma cerimónia dos Óscares. O’Brien substitui o humorista Jimmy Kimmel que recusou ser o apresentador dos Óscares 2025, depois de ter ocupado o cargo durante quatro edições.
“O Conan tem todas as qualidades de um grande apresentador dos Óscares – é incrivelmente espirituoso, carismático e engraçado e provou ser um mestre em eventos televisivos ao vivo”, disseram os produtores executivos dos Óscares, Raj Kapoor e Katy Mullan. “Estamos ansiosos por trabalhar com ele para oferecer um espetáculo novo, emocionante e comemorativo para a maior noite de Hollywood.”
De ascendência irlandesa, O’Brien começou a sua carreira como argumentista no programa humorístico mais antigo da televisão dos EUA, o “Saturday Night Live”, e na popular série de animação “Os Simpsons”. Ficou mais conhecido por apresentar os talk shows noturnos “Late Night with Conan O’Brien”, “The Tonight Show with Conan O’Brien” e “Conan”.
As nomeações da 97.ª edição dos Óscares serão anunciadas a 17 de janeiro de 2025 e a cerimónia dos prémios acontece a 2 de março, no Dolby Theatre, transmitida em mais de 200 países.