Prémio Atores de Cinema: XIV edição regressa ao presencial

A edição do Prémio Atores de Cinema regressa ao seu formato presencial, na edição deste ano, e realiza-se no dia 7 de Dezembro, no Teatro da Trindade.

O Prémio Atores de Cinema Fundação GDA, através do qual se reconhecem o mérito artístico e a excelência do trabalho de interpretação de atores e atrizes nacionais, não se circunscreve à entrega de galardões. A cerimónia decorre à noite, enquanto durante o dia se realizam as Jornadas para o Ator, ações dedicadas à formação e à partilha de experiência e conhecimento entre jovens atores em início de carreira e atores e realizadores com carreiras consolidadas.

O programa das Jornadas para o Ator desta edição divide-se em dois momentos:

  • Mesas-redondas com atores e realizadores, que constituem encontros de partilha e de aproximação ao mundo do teatro, cinema e televisão, entre jovens em início de carreira e profissionais experientes. Esta atividade que carece de inscrição prévia, que pode ser realizada no site da Fundação GDA ou nas seguintes ligações:

Alexandra Lencastre, Ângela Pinto, Virgílio Castelo
Sala Carmen Dolores, 11h30 – 13h00

Público-alvo: Estudantes e a jovens atores recém-entrados no mercado de trabalho
Capacidade: 45 participantes

Os atores vão relatar as suas experiências, estabelecendo um diálogo aberto, interativo e informal sobre oportunidades, desafios, dificuldades e estratégias de acesso ao mundo do cinema e do audiovisual. Trata-se de um processo de partilha de experiências, nas áreas do cinema e da televisão, que pode ser útil e mobilizador para jovens em início de carreira.

Cláudia Varejão, João Maia e Margarida Gil
Salão Nobre, 11h30 – 13h00

Público-alvo: Jovens atores profissionais até aos 30 anos
Capacidade:
 45 participantes

Os realizadores vão dialogar com os jovens atores que queiram aprofundar as perspetivas relacionadas com o acesso ao mundo do audiovisual, com base nas suas experiências. Essas conversas visam, além de proporcionar uma aprendizagem, também criar momentos propícios ao estreitamento das relações entre atores e realizadores.

  • 9ª Sessão #makethemost, uma iniciativa para a partilha de conhecimento sobre formas de acesso aos programas de financiamento europeu para a cultura.

Vão ser aqui conhecidos três casos de sucesso: Auga Seca com José Amaral (Managing Director SPi); Carlos Ramos (Co-produtor IndieLisboa); Miguel Dias (Diretor Curtas Vila do Conde). Esta sessão é de entrada livre e gratuita, limitada à lotação da sala. 

A cerimónia, da parte da noite, conduzida por Pedro Inês, distingue três intérpretes para as categorias de Melhor Ator/Atriz Principal, Melhor Ator/Atriz Secundária e Novo Talento.  O Júri é composto por Almeno Gonçalves, Luísa Cruz, Teresa Faria. A entrada na cerimónia é também de entrada livre e gratuita.

Toda a info aqui.

Skip to content