Prémio Louis Delluc 2012 vai para “Adeus, Minha Rainha”

"Adeus, Minha Rainha" (2012)_1

Prémio Louis Delluc 2012 vai para “Adeus, Minha Rainha” (“Les adieux à la reine”), realizado pelo francês Benoît Jacquot, que conta com Diane Kruger, Léa Seydoux e Virgine Ledoyen no elenco principal. O filme, que estreou em Portugal a 27 de setembro, competiu pelo Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012 e abriu a segunda edição do Cinecoa – Festival Internacional de Cinema de Foz Côa.

 

No Castelo de Versalhes, entre os dias 14 e 17 de julho de 1789. O regime monárquico começa a desmoronar e acompanhamos os acontecimentos através do olhar de Sidonie Laborde, jovem leitora da rainha Maria Antonieta. As intrigas dos cortesãos, o temor diante do que se passa no mundo exterior e a relação entre Sidonie e a rainha formam a trama do filme, que foi rodado em Versalhes e é baseado num romance escrito por uma estudiosa do século XVIII. A sessão está prevista para as 19h de hoje, no Auditório Municipal, dia da sua estreia comercial a nível nacional.

 

Recordamos que o vencedor do ano passado foi “Le Havre”, do realizador finlandês Aki Kaurismäki, e em 2010 foi o português “Mistérios de Lisboa”, de Raúl Ruiz.