Pela primeira vez, os Prémios Curtas vão distinguir uma personalidade portuguesa com um Prémio Honorário, distinção essa que se inicia nesta 3ª edição com o intuito de ser uma distinção anual. O ator e encenador português Luís Miguel Cintra será o primeiro a receber esta distinção por parte da direção e dos jurados destes prémios. A escolha do ator de 76 anos, conhecido sobretudo pela sua longa colaboração com a cinematografia de Manoel de Oliveira, deve-se pela “sua forte contribuição em diferentes palcos e telas, assim como pela sua entrega em diversas primeiras obras de vários autores, impulsionando assim o panorama cinematográfico português e em particular os jovens cineastas.”
Em fevereiro serão revelados os nomeados às 18 categorias da 3.ª edição dos Prémios Curtas, cuja cerimónia de entrega dos prémios acontece no dia 5 de abril, no Fórum Lisboa. Estão ainda a decorrer as submissões para os Prémios Curtas 2025, até ao dia 31 de dezembro, através da plataforma FilmFreeway: https://filmfreeway.com/
Frederico Corado (realizador, encenador e programador), Marina Leonardo (atriz e realizadora), Hugo Gomes (crítico de cinema), Inês Moreira Santos (blogger de cinema/TV e divulgadora cultural), Rafael Félix (crítico de cinema), Carolina Serranito (artista e programadora), Francisco Rocha (blogger de cinema, programador e fotógrafo), Jasmim Bettencourt (crítico de cinema e realizador), Filipa Amaro (realizadora e argumentista), André Pereira (editor de vídeo e videógrafo), Bernardo Freire (crítico de cinema, apresentador e podcaster) e Bruno Gascon (realizador e argumentista) constituem o júri desta terceira edição.
Os Prémios Curtas, que “pretendem distinguir o cinema português no formato curto, em curtas-metragens, independentemente do seu género”, contam com o apoio da plataforma de streaming FILMIN.