Prémios Sophia 2014_2

Realiza-se já amanhã, 8 de outubro, pelas 21 horas nono Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, a segunda edição dos Prémios Sophia, organizada pela Academia Portuguesa de Cinema. Estes prémios são o equivalente aos Goyas em Espanha, aos Césares em França e aos Óscares nos Estados Unidos. É a primeira vez que se irá premiar exclusivamente, de forma séria, o melhor do cinema português. Esta edição dos Prémios Sophia será conduzida pela apresentadora Ana Sofia Martins e  contará com a atuação de artistas consagrados da música portuguesa, entre os quais Gisela João, Pedro Abrunhosa, Noiserv, Sérgio Godinho e Pedro Jóia.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, na primeira edição, a cerimónia não será transmitida pela RTP. A Academia Portuguesa de Cinema deixou o seguinte comunicado na sua página de Facebook: “A RTP, alegando falta de meios, não vai cumprir aquilo que foi combinado em devido tempo. No entanto, para que todos possam seguir a cerimónia, iremos transmitir em directo por “streaming”, no site da Academia…”.

Consulte aqui a lista dos nomeados para as 21 categorias. Entre os filmes mais nomeados encontram-se “Até Amanhã, Camaradas” (15 nomeações), “Quarta Divisão” (6 nomeações),A Última Vez que Vi Macau” (6 nomeações) e “Comboio Nocturno para Lisboa” (6 nomeações).