Rio de Janeiro ultrapassa Paris e avança no ranking das cidades mais filmadas do mundo

No Rio de Janeiro, foram contabilizadas 7.885 diárias de filmagem em suas ruas, superando Paris, que registrou 7,4 mil diárias
muito alem da praia saiba o que fazer no rio de janeiro 1 muito alem da praia saiba o que fazer no rio de janeiro 2
Via: iStock

No ano de 2023, a cidade do Rio de Janeiro registrou 7.885 diárias de filmagem em suas ruas, ultrapassando Paris, que teve 7,4 mil diárias, de acordo com a Rio Film Commission, órgão da RioFilme ligado à Secretaria Municipal de Cultura, responsável por apoiar as produções cinematográficas no município.

Por dia

Segundo o órgão, diariamente, pelo menos 21 sets de filmagem estavam em operação na cidade. Em Los Angeles, a maior “fábrica” de filmes do mundo, foram contabilizadas 24.873 diárias. São Paulo, como a maior cidade da América Latina, registrou 4.895 diárias. Madrid, por sua vez, alcançou 11.133 diárias no ano passado.

Apesar desses números, o Rio supera a capital espanhola em quantidade de produções seriadas gravadas em suas locações. Além disso, o Rio ultrapassou a Cidade do México, que registrou 7.876 diárias, e Lisboa, com 1.309 diárias.

Cash rebate

Em 2022, o cash rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio de Janeiro) lançado pela RioFilme foi fundamental para atrair produções internacionais e de outros estados do Brasil para filmar no Rio de Janeiro.

Este incentivo possibilita que as produções, com o auxílio de produtoras do Rio de Janeiro, possam reaver até 35% dos custos investidos no município durante as filmagens.

Em 2023, a Rio Film Commission atendeu 26 produções internacionais, autorizando um total de 258 dias de filmagem na cidade do Rio de Janeiro.

Os países líderes em filmagens foram os Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá e Austrália.

Os locais mais procurados pelas produções internacionais estão todos na orla carioca: Avenida Atlântica foi escolhida por sete produções, seguida pela Avenida Francisco Bhering em Ipanema, com quatro produções, e pela Praia do Flamengo, com três.

Entre os filmes internacionais que escolheram o Rio como cenário estão “Godzilla x Kong: O Novo Império”, de Adam Wingard e “Rob Peace”, de Chiwetel Ejiofor.

Além da orla

Os registros da Rio Film Commission também fornecem informações sobre os demais bairros e as ruas mais procuradas para filmagens no Rio, evidenciando a cidade como um cenário privilegiado para produções cinematográficas.

Para ser mais específico, Marechal Hermes destacou-se em terceiro lugar no ranking geral dos bairros mais filmados, com 12 produções registradas em suas ruas. O Centro foi o bairro carioca mais procurado para filmagens ao longo de 2023, seguido pelo Flamengo em segundo lugar.

Além destes, Copacabana e Leme destacaram-se como as preferidas entre as locações cinematográficas no Rio de Janeiro, sendo escolhidas para 47 das 197 produções que filmaram nas áreas de conservação da cidade, incluindo praias, parques, praças e largos. Grumari ocupou o segundo lugar com 35 produções, seguido por Ipanema com 34.

Entre os parques, o Parque do Flamengo liderou com 22 produções, seguido pela Quinta da Boa Vista com 17. Em terceiro lugar ficou a Praça Mauá, com 12 produções, e em quarto o Largo das Neves, em Santa Teresa, com cinco.

Skip to content