25 de Abril

Screen Actors Guild Awards 2023: Vencedores

Screen-Actors-Guild-Awards-2023-1 Screen-Actors-Guild-Awards-2023-1

“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” triunfou na 29.ª edição dos Screen Actors Guild Awards (SAG), o sindicato dos atores norte-americano, tendo conquistado quatro prémios, incluindo o de Melhor Elenco.

O discurso de vitória do elenco de “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” foi feito pelo veterano James Hong, de 94 anos, que, de forma humorística, fez questão de lembrar que o seu primeiro filme foi feito há 70 anos e ao lado de Clark Gable e que naquela época os papéis asiáticos eram interpretados por atores brancos com os olhos tapados, porque os produtores diziam que os asiáticos não eram bons o suficiente” e não rendiam nas bilheteiras. “Mas olhem para nós agora!”, disse Hong de forma entusiástica, num palco que deu visibilidade aos atores e atrizes asiáticos de Hollywood.

Michelle Yeoh e Ke Huy Quan fizeram história nos SAG Awards ao tornarem-se nos primeiros atores asiáticos a vencer nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator por “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”. Jamie Lee Curtis venceu o prémio de Melhor Atriz Secundária.

“Acho que se eu falar, o meu coração vai explodir”, disse Michelle Yeoh no palco enquanto recebia o seu prémio. “(…) vocês que sabem o que é chegar aqui… cada um de vocês sabe a jornada, a montanha-russa, as subidas e descidas. Mas o mais importante é que nunca desistimos. Agradeço… Isto não é só para mim, é para todas as meninas que se parecem comigo.”

Emocionado, o ator vietnamita-americano Ke Huy Quan disse “Este momento não pertence mais apenas a mim, mas também a todos os que pediram mudanças (…) Quando me afastei da atuação, foi porque havia poucas oportunidades (…) A paisagem parece tão diferente agora do era que antes. Muito obrigado a todos nesta sala que contribuíram para essas mudanças.”

Brendan Fraser venceu na categoria de Melhor Ator, o seu primeiro SAG, pelo seu desempenho no filme “A Baleia”. O estúdio A24 foi o claro vencedor da noite ao arrecadar cinco troféus no total para “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” e “A Baleia”.

A atriz Sally Field, de 76 anos, vencedora de dois Óscares de Melhor Atriz, pelos filmes “Um Lugar no Coração” (1984) e “Norma Rae” (1979), foi homenageada com o prémio carreira.

Este ano a cerimónia dos SAG foi transmitida pelo canal de Youtube da Netflix, mas em 2024 a cerimónia de entrega de prémios será transmitida a nível mundial na plataforma de streaming Netflix.

Melhor Elenco
Everything Everywhere All at Once

Melhor Ator
Brendan Fraser, em The Whale

Melhor Atriz
Michelle Yeoh, em Everything Everywhere All At Once

Melhor Ator Secundário
Ke Huy Quan, em Everything Everywhere All At Once

Melhor Atriz Secundária
Jamie Lee Curtis, em Everything Everywhere All At Once

Melhor Elenco de Duplos
Top Gun: Maverick

Life Achievement
Sally Field

Skip to content