Semana Disney – Anos 70 (Tiago Resende)

O ladrão que roubava aos ricos para dar aos pobres, chama-se Robin Hood!

E o filme de hoje é “Robin Hood”! O melhor filme dos anos 70 da Disney que mais me marcou foi a lendária história de “Robin dos Bosques”, o ladrão que roubava aos ricos para dar aos pobres. O filme é de 1973, e foi a segunda longa-metragem realizada após a morte de Walt Disney.

 

A meu ver, este é um dos melhores filme da Disney, pois sempre gostei muito da história de Robin Hood e esta versão da Disney é muito boa. Vi-o várias vezes em VHS e sempre me diverti a vê-lo. Um filme cheio de acção, aventura e com momentos de bastante humor. O que faz desta filme da Disney ser especial é o facto de terem adaptado uma lenda muito antiga com personagens em forma de animais. Temos raposas, ursos, cobras, elefantes, leões, toupeiras, rinocerontes, galos, cães, etc. Há de tudo! E isso torna o filme bastante divertido e diferente. Porque a atribuição de um animal a uma personagem não é feita ao acaso. Por exemplo, o Príncipe João, tem a figura de um leão, mas sem juba, o que caracteriza muito bem a personagem, enquanto que o Rei Ricardo, que também é um leão, tem uma grande juba; Robin Hood e Lady Marian são raposas, por serem matreiras; o confidente do Príncipe é uma cobra, por deitar veneno aos ouvidos do príncipe, etc.

 

Destaco a cena do torneio de arco e flecha, que no final instala-se o caos e a paródia, como uma das cenas mais hilariantes de todo o filme. “Robin Hood” é uma perfeita animação da Disney, com músicas encantadoras e personagens inesquecíveis, que transformam este filme num clássico que agrada a todos.