Passados dois anos desde “Alice no País das Maravilhas” (2010), o seu primeiro filme em 3D, a dupla mais excêntrica do cinema, Tim Burton e Johnny Depp, regressam com “Sombras da Escuridão”.

Em tom de comédia e fantasia “Sombras da Escuridão” é um conto de terror gótico, passado em 1752, centrado na vida do homem rico e poderoso Barnabas Collins (Johnny Depp), que comete o maior erro da sua vida ao partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), uma bruxa que o transforma num vampiro, que é enterrado dentro de um caixão. Passados quase duzentos anos, Barnabas, consegue libertar-se e regressa ao seu “castelo” mas surpreendido com as mudanças do tempo, pois ele estava em 1972.

Uma história de terror, recheada de elementos góticos, que tem vampiros, bruxas, lobisomens e bastante humor negro, sendo que este último é talvez aquele que nos faz ainda agarrar à história. Esta fábula sobre um amor obsessivo e primitivo é baseada na série televisiva de culto, com o mesmo nome, exibida durante os anos 60. No entanto o argumento é fraco e torna-se previsível. Mas não deixa de ter momentos absolutamente fantásticos, principalmente aqueles em que vemos o vampiro Barnabas confuso com o mundo atual.

Johnny Depp, o ator fetiche de Burton, é a grande estrela deste filme, provando mais uma vez ser capaz de “vestir” qualquer personagem criada por Tim Burton. Depp interpreta brilhantemente a personagem de um vampiro sedutor e com estilo pop. Já as personagens secundarias estão muito pouco exploradas, sendo que talvez se destaque mais o papel de Helena Bohnam Carter e de Chloe Grace Moretz.

Fotografia e direcção artística continuam a ser elementos chave prioritária nos filmes de Burton. O mesmo acontece com a banda sonora, que é fantástica, que continua a ser dirigida por Danny Elfman, contendo alguma músicas de bandas dos anos 60 como The Moody Blues, Iggy Pop, The Carpenters e Alice Cooper (que aparece no filme interpretado pelo mesmo).

“Sombras da Escuridão” não desilude, apesar de ser um filme menor numa grandiosa obra. É um regresso às origens, dentro do estilo de “Eduardo Mãos de Tesousra” (1990) e “Beetle Juice” (1988). Assim sendo a grande esperança de Tim Burton reside no seu tanto aguardado filme de animação, “Frankenweenie”, que deverá estrear em outubro deste ano.

Realização: Tim Burton

Argumento: Dan Curtis

Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Christopher Lee, Chloë Grace Moretz

EUA/2012 – Terror

Sinopse: Duas décadas depois de ter chegado à América, Barbanas tem o mundo a seus pés ou pelo menos a cidade de Collinsport, no Maine. O mestre da mansão Collinwood, Barnabas, é rico, poderoso e um playboy inveterado. Até que comete o grave erro de partir o coração a Angelique Bouchard. Uma bruxa, em todos os sentidos da palavra, Angelique amaldiçoa-o com um destino pior que a morte: torna-o num vampiro e enterra-o vivo. Dois séculos depois, Barbabas é inadvertidamente libertado do seu túmulo e emerge num mundo muito diferente do seu, no ano 1972. Ele regressa à mansão Collinwood e descobre que a outrora grandiosa mansão caíu em ruína. Os restantes membros da disfuncional família Collins saíram-se um pouco melhor, cada um escondendo os seus próprios segredos obscuros. A matriarca Elizabeth Collins Stoddard chamou para viver consigo a psiquiatra Dr. Julia Hoffman para a ajudar com a sua problemática família. Também residem na mansão o irmão de Elizabeth, Roger Collins,a sua filha adolescente rebelde Carolyn Stoddard e o precioso filho de 10 anos de Roger, David Collin.

«Sombras da Escuridão» - Dois anos depois a dupla regressa!
3.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos