tenet-christopher-nolan-2020-8

“Tenet” levou mais de 50 mil espectadores aos cinemas

Estreado a 26 de agosto, “Tenet” era muito aguardado para o regresso em força às salas de cinema. Em oito dias de exibição nos cinemas portugueses, o thriller de ficção científica de Christopher Nolan foi visto por mais de 50 mil espectadores.

Segundo o relatório do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), de 26 de agosto a 2 de setembro, registaram-se 51.989 espectadores e uma receita bruta de 321.422,13€. Exibido em 180 ecrãs, “Tenet” parece ser o “salvador” que lentamente reanima os cinemas portugueses.

A nível global, o novo filme de Nolan foi também um sucesso, nos 41 países onde estreou, tendo registado mais de 53 milhões de dólares em bilheteira no primeiro fim-de-semana de exibição. Nos EUA e na China o filme só estreia hoje (3 de setembro).

Em “Tenet”, John David Washington assume o papel principal nesta viagem de inversão no tempo, ao penumbroso mundo da espionagem internacional, numa luta pela sobrevivência do planeta, com o objetivo de tentar evitar a 3.ª Guerra Mundial e salvar a humanidade.

O filme, que custou entre 200 e 225 milhões de dólares, “promete ser uma poderosa experiência cinematográfica para o grande ecrã, com o cunho a que o realizador já nos habitou”. Acrescentando a esse orçamento todos os custos de marketing, “Tenet” pretende recuperar cerca de 315 milhões de dólares.

Segundo os dados do ICA, da semana de 27 de agosto a 2 de setembro, o segundo filme mais visto em Portugal foi “After – Depois da Verdade”, de Roger Kumble, por 10.551 espectadores. Seguem-se “Os Novos Mutantes” (com 9.768 espectadores), “A Fábrica dos Sonhos” (9.939) e em quinto lugar a comédia francesa “Bem-Vindos a África” (7.145).