“The French Dispatch”, o novo filme de Wes Anderson, já tem trailer

O primeiro trailer da próxima longa-metragem de Wes Anderson, intitulada de “The French Dispatch”, foi lançado online no Youtube pela produtora britânica Searchlight. Anteriormente, o jornal The New Yorker divulgara os primeiros stills do filme, introduzindo um elenco de estrelas. “The French Dispatch” é o regresso de Anderson ao live-action, depois do seu filme de animação, “Ilha dos Cães” (2018). O seu último live-action, “Grand Budapest Hotel” (2014), é considerado um dos melhores filmes da sua carreira e conseguiu nove nomeações aos Óscares, incluindo o de Melhor Filme e de Melhor Realizador. Para “The French Dispatch,” Anderson reuniu-se outra vez com Bill Murray, Bob Balaban, Jeff Goldblum, Tilda Swinton, Lea Seydoux e Owen Wilson e deu as boas-vindas a Timothée Chalamet, Elisabeth Moss e Benicio del Toro, que entram pela primeira vez no universo Anderson.

Na sinopse oficial lançada pela produtora, lê-se: “O filme é uma “carta de amor aos jornalistas”. Estes gerem uma redação jornalística americana fictícia, situada numa cidade fictícia, em pleno século XX e traz à vida uma coleção de histórias publicadas na revista “The French Dispatch”. A Searchlight também esteve por detrás dos lançamentos de “Grand Budapest Hotel” (172 milhões de dólares em todo o mundo) e “Ilha dos Cães” (64 milhões de dólares em todo o mundo). “The French Dispatch” conta com a colaboração do cineasta Robert Yeoman, do compositor Alexandre Desplat e do montador Andrew Weisblum, já regulares na equipa de produção de Anderson.

O autor de “Ilha dos Cães”, numa entrevista ao IndieWire disse que “’The French Dispatch’ não é um filme sobre a liberdade de imprensa”, mas “quando se fala sobre os repórteres também se está a falar do que se passa no mundo real”. Frances McDormand vai interpretar a jornalista Lucinda Krementz e Bill Murray será Arthur Howitzer Jr., o editor da revista.

Um dos episódios do filme foi inspirado na revolução académica do maio de 1968. Lyna Khoudri, uma atriz argelina, e Timothée Chalamet, que recentemente participou no filme “Mulherzinhas”, darão corpo a dois estudantes envolvidos numa revolução académica.

“Ilha dos Cães” foi o último filme realizado por Wes Anderson. Estreou em 2018 e foi nomeado para dois Óscares na edição de 2019 dos Óscares da Academia. “The French Dispatch” estreia nos Estados Unidos a 24 de julho deste ano. Ainda não se sabe quando chega a Portugal.