"Everest" (2015)_1

Arranca hoje a 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos mais antigos e importantes festivais de cinema da Europa, que decorre até 12 de setembro. O filme de abertura do certame é “Everest”, de Baltasar Kormákur, que conta no elenco com Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson e Jake Gyllenhaal. Baseado em eventos verídicos, o filme segue a história de duas equipa que tentam chegar ao cume do Monte Everest durante uma violenta tempestade neve. “Everest” estreia em Portugal a 29 de setembro.

Durante os próximos dez dias vão ser exibidas 55 longas metragens, 21 das quais em competição oficial para o Leão de Ouro. A seleção oficial a competir pelo Leão de Ouro inclui filmes de realizadores como Tom Hooper, Aleksander Sokurov, Pablo Trapero, Charlie Kaufman e Duke Johnson. Dos 21 realizadores seleccionados, 16 participam pela primeira vez no festival.

O cinema português está representado por João Salaviza, que estreia “Montanha” em Veneza, a sua primeira longa-metragem, integrada na Semana da Crítica. Esta é a muito aguardada longa-metragem do cineasta português que se estreia nas longas-metragens, depois de um percurso de sucesso nas curtas-metragens (recebeu a Palma de Ouro em Cannes por “Arena”, em 2009, e o Urso de Ouro em Berlim por “Rafa”, em 2012). “Montanha” conta a história de David, um jovem de 14 anos que passa por um momento crucial da vida, forçado a crescer rapidamente, sem fortes referências familiares. Depois de Veneza, “Montanha” será exibido no festival de San Sebastian, em Espanha, e tem estreia nos cinemas portugueses para o dia 12 de novembro.

O realizador mexicano Alfonso Cuarón será o presidente do júri desta edição do Festival de Veneza. O restante júri será composto pelas atrizes Elizabeth Banks e Diane Kruger e pelos realizadores Nuri Bilge Ceylan, Pawel Pawlikowski, Emmanuel Carrère, Hou Hsiao-hsien, Francesco Munzi e Lynne Ramsay. O júri da secção Horizontes será presidida por Jonathan Demme, a quem se juntam as atrizes Paz Vega e Anita Caprioli, e os realizadores Alix Delaporte e Fruit Chan.