Nomadland-Chloe-Zhao-2020-Veneza

Veneza 2020: Vencedores

“Nomadland”, a terceira longa-metragem escrita e realizada por Chloé Zhao, protagonizado e produzido por Frances McDormand, venceu o Leão de Ouro da 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza. Chloé Zhao torna-se na quinta mulher realizadora, depois de Sofia Coppola, Mira Nair, Agnès Varda e Margarethe von Trotta, a vencer o prémio máximo em Veneza.

O filme protagonizado por Frances McDormand centra-se na história de uma mulher, de 60 e poucos anos, que depois de perder tudo na Grande Recessão decide mudar de vida adotando um estilo nómada enquanto percorre a costa oeste dos Estados Unidos numa autocaravana.

O novo filme do japonês Kiyoshi Kurosawa, “Wife of a Spy”, um romance de época ambientado em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, venceu o Leão de Prata para Melhor Realizador. Já “Dear Comrades”, de Andrei Konchalovsky, um filme baseado numa história real sobre o comunismo e corrupção, venceu o Prémio Especial do Júri. “Nuevo Orden”, de Michel Franco, venceu o Grande Prémio do Júri, presidido este ano pela atriz Cate Blanchett.

O filme da realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa, “Listen”, foi premiado quatro vezes em Veneza. Venceu o Prémio Especial do Jùri da secção Horizontes, o Leão do Futuro – Prémio “Luigi De Laurentiis” para primeiras obras, o Prémio Bisato d’Oro para Melhor Realização, atribuído por um júri de critica independente, e o prémio Sorriso Diverso Venezia, pela sua abordagem às questões sociais. “Listen” foi o filme mais premiado na 77.ª edição de Veneza.

“Listen”, que teve a sua estreia mundial a 8 de setembro em Veneza, na secção Horizontes, é uma coprodução entre Portugal (Bando À Parte) e Reino Unido (Pinball London), e é baseado em factos reais, sobre um casal português emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retiraram os filhos.

Leão de Ouro
Nomadland
Leão de Prata – Grande Prémio do Júri
Nuevo Orden, de Michel Franco
Leão de Prata para Melhor Realizador
Kiyoshi Kurosawa, Wife Of A Spy
Taça Volpi para Melhor Atriz
Vanessa Kirby, Pieces Of A Woman
Taça Volpi para Melhor Ator
Pierfrancesco Favino, Padrenostro
Melhor Argumento
Chaitanya Tamhane, The Disciple
Prémio Especial do Júri
Dear Comrades, de Andrei Konchalovsky
Prémio Marcello Mastroianni Award para melhor ator ou atriz emergente
Roohollah Zamani, Sun Children

Secção Horizontes
Melhor Filme
The Wasteland, de Ahmad Bahrami
Melhor Realizador
Lav Diazn Genus Pan
Prémio Especial do Júri
Listen, de Ana Rocha de Sousa
Melhor Atriz
Khansa Batma, Zanka Contact
Melhor Ator
Yahya Mahayni, The Man Who Sold His Skin
Melhor Argumento
Pietro Castellitto, I Predatori
Melhor Curta-Metragem
Entre Tú Y Milagros, de Mariana Saffon
Leão do Futuro – Prémio “Luigi De Laurentiis” para primeiras obras
Listen, de Ana Rocha de Sousa