As receitas do filme da Marvel estão a diminuir mais depressa do que se esperava e a este ritmo pode não chegar a bater o recorde mundial de “Avatar” (2009). Há pouco mais de um mês, o filme da Marvel tornou-se o primeiro na história dos cinemas a chegar aos mil milhões de dólares no fim de semana de estreia. Além disso, em apenas onze dias tornou-se o quinto filme a passar a marca dos dois mil milhões de dólares a nível mundial, algo que “Avatar” só conseguiu ao fim de 47 dias.

Está a abrandar mais do que todos estávamos à espera“, admitiu Shawn Robbins, analista-chefe do BoxOffice Media ao The Hollywood Reporter.

A nível mundial, “Avatar” tem 2,78 mil milhões a nível mundial, mais 110 milhões do que “Vingadores: Endgame“. Uma distância aparentemente curta, mas que pode ser decisiva pois o filme da Marvel já foi lançado em todos os mercados relevantes e pode ter esgotado todo o potencial comercial.

De facto, um relançamento às salas de “Endgame” em dezembro, a pensar na temporada de prémios e a contar com o entusiasmo dos fãs, pode ser a solução da Disney para finalmente bater “Avatar”. No entanto, com valores tão próximos, James Cameron ainda poderá ser o último a rir e recuperar a liderança: “Avatar” agora também pertence à Disney e o realizador certamente insistirá que regresse às salas antes da estreia de “Avatar 2” a 17 de dezembro de 2021.