“A Zona de Interesse” – O ato de confrontar nossa própria complacência

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"A Zona de Interesse" (2023), de Jonathan Glazer

De certa forma, pode-se dizer que “A Zona de Interesse” esteve presente na vida de Jonathan Glazer desde sempre.

Descendente de judeus da Bessarábia que escaparam do pogrom de Kishinev e se estabeleceram no Reino Unido, o realizador sempre carregou consigo a história de seu povo e a sombra do Holocausto.

Em suas próprias palavras, este era um tema que ele sabia que precisaria abordar em algum momento de sua vida.

Com um trabalho frequentemente caracterizado por representações de personagens imperfeitos e desesperados, explorações de temas como alienação e solidão, além de um estilo visual arrojado que emprega uma perspectiva onisciente e que faz uso dramático da música, Jonathan Glazer é reconhecido por sua meticulosidade e perfeccionismo como realizador.

Tanto é que, durante mais de duas décadas de carreira, antes desta obra que já pode ser considerada seu magnum opus, ele realizou apenas três longas-metragens: “Sexy Beast” (2000), com Ray Winstone no papel principal; “Birth – O Mistério” (2004), estrelado por Nicole Kidman, e “Debaixo da Pele” (2013), protagonizado por Scarlett Johansson.

Sob essa perspectiva, ao adaptar o romance “A Zona de Interesse” de Martin Amis, Glazer não buscava simplesmente transcrever a obra para o grande ecrã.

Pelo contrário, dedicou-se a reimaginar a história, imprimindo-lhe sua própria visão artística.

Antes de “A Zona de Interesse”

O envolvimento de Jonathan Glazer com “A Zona de Interesse” teve início há precisamente uma década, em 2013, após a conclusão de seu filme “Debaixo da Pele” (2013).

 

Naquele momento, uma prévia do romance homónimo de Martin Amis, que conta a história de um oficial nazista que se apaixona pela esposa do comandante de Auschwitz, foi publicada em uma revista. A abordagem não convencional sobre o Holocausto apresentada no livro despertou o interesse de Glazer.

Posteriormente, Glazer compartilhou o livro com seu produtor, James Wilson, e juntos, garantiram os direitos de adaptação no mesmo ano.

Desde então, Glazer se envolveu em um detalhado processo de pesquisa e desenvolvimento do projeto, dedicando-se a traduzir a complexa narrativa de Amis para a linguagem cinematográfica.

O ponto de partida

Wilson detalhou a John Boone do A.Frame que, quando Glazer mencionou “A Zona de Interesse” pela primeira vez, estava muito claro. Eles vinham discutindo a ideia de fazer um filme sobre o tema há algum tempo. Era algo que interessava a ambos, mesmo antes de se conhecerem e de começarem a trabalhar no cinema.

A dupla, em especial Glazer, sempre se interessou por projetos que desafiassem o convencional. Na prévia em questão, o que os atraiu foi a ideia original de abordar um campo de extermínio nazista da perspectiva do comandante.

Wilson destaca que havia uma lâmpada acesa com isso. Esse ponto de vista foi a faísca. Foi a porta que Glazer abriu, e isso se tornou o filme.

O que e como abordar?

A partir da conversa com Wilson, Glazer já havia decidido que o que estava na história e no romance de Amis não era exatamente o que ele queria adaptar, quase que de maneira fundamental.

Ele buscava um enfoque diferente porque a história se assemelha a um triângulo amoroso, e Auschwitz serve como pano de fundo para isso, quase de forma imediata.

Segundo Wilson, Glazer não queria criar um filme onde o conceito central fosse uma história A, mas apenas situada em Auschwitz.

Assim, iniciaram uma pesquisa sobre a base do romance de Amis, pois é uma obra fictícia. Não se refere explicitamente a Auschwitz, nem menciona Rudolf Höss. Nada do que ocorre no livro é reproduzido no filme. Foi a partir disso que o título e uma linha de diálogo do livro se transformaram em elementos presentes no filme.

Ao explorar a história de Auschwitz, a dupla deparou-se com os Höss, uma família real. As imagens do jardim Höss revelaram uma cena aparentemente idílica: crianças brincando na piscina infantil, divertindo-se com brinquedos no gramado, Edwiges parada com elas perto de um toboágua, enquanto ao fundo se destacava a estufa.

Entretanto, a revelação mais impactante surgiu como uma epifania. Do outro lado do muro, em frente à piscina e ao tobogã, a apenas 100 metros de distância, encontrava-se a primeira câmara de gás de Auschwitz.

Nesse instante, de acordo com Wilson, Glazer expressou: “Eu quero realizar isso. Não sei exatamente o quê. Não conheço a história. Não sei do que se trata, mas quero fazer um filme sobre eles e essa ideia”.

A busca por um lugar desconhecido

A Boone, Wilson observou que, a partir desse momento, Glazer começou a buscar um território que parecesse inédito, um espaço que transmitisse uma sensação de novidade, evitando a sensação de estar repetindo algo já realizado.

Diante disso, Glazer reconhecia para si mesmo que seu trabalho seria árduo. Não se tratava apenas de ajustar o texto de Amis, mas também de tentar apresentar uma perspectiva nova sobre um tema amplamente debatido na sétima arte. Isso incluía não só filmes, documentários, curtas-metragens, e similares, mas também o cenário audiovisual como um todo, abrangendo séries, minisséries, filmes para TV, programas de TV e rádio.

Glazer tinha plena consciência do desafio que se colocava à sua frente. Filmes como “Noite e Nevoeiro” (1955), de Alain Resnais, “A Escolha de Sofia” (1983), de Alan J. Pakula, “A Lista de Schindler” (1993), de Steven Spielberg, “O Pianista” (2003), de Roman Polanski, “O Rapaz do Pijama às Riscas” (2008), de Mark Herman e “O Filho de Saul” (2015), de László Nemes, já haviam se tornado marcos cinematográficos sobre o Holocausto, lançando uma sombra monumental sobre qualquer nova produção que abordasse o tema.

Isto posto, Glazer admitia a necessidade de não apenas se equiparar a esses clássicos, mas, de certa forma, transcendê-los. Ele precisaria encontrar uma maneira inovadora e original de abordar o Holocausto, sem cair em clichês ou repetições.

E agora, como lidar com isso? Wilson também endossou a questão, visualizando na produção a oportunidade de romper com as convenções estabelecidas para o género e sair do padrão predefinido.

A priori, a dupla não desejava repetir elementos já explorados em outros filmes, então estabeleceram um filtro rigoroso para determinar o que seria abordado.

A perspectiva dos perpetradores, em vez das vítimas…

A adaptação de Glazer rompe com a ficcionalização tradicional do Holocausto. Em vez de se concentrar em personagens inventados, o filme coloca o foco em Rudolph Höss, o comandante real de Auschwitz, e sua esposa Hedwig, interpretados por Christian Friedel e Sandra Hüller.

A narrativa gira em torno da vida familiar dos Höss, que se estabelecem em uma casa próxima ao campo de concentração. A rotina doméstica, com seus filhos e afazeres cotidianos, contrasta brutalmente com o genocídio que se desenrola a poucos metros de distância, do outro lado do muro do jardim.

Através da perspectiva do oficial, testemunhamos a normalização do horror, a desumanização das vítimas e a indiferença da população alemã.

Seu filme não é do tipo que se assiste facilmente, acompanhado de pipoca sem preocupações. Ele oferece um retrato brutal e honesto da banalidade do mal, obrigando-nos a confrontar nossa própria complacência.

Ele nos faz questionar como algo tão terrível como o Holocausto pôde ocorrer e nos impulsiona a considerar o que podemos fazer para evitar que algo semelhante se repita.

O que restou da obra de Martin Amis?

Quando questionado por Boone, Wilson compartilhou que muitos elementos foram reaproveitados, sendo que uma fala em particular ganhou destaque na última parte do filme.

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Reprodução | Amazon

A cena é a seguinte:

Quando Rudolf se muda de Auschwitz para Oranienburg, onde ficava a sede do campo de concentração. Ele recebe um telefonema informando que o querem de volta para supervisionar o extermínio dos judeus húngaros, porque ele é o único homem para o trabalho que sabe fazer isso.

Ele liga para Edwiges e diz: “Boas notícias, estou voltando”, e depois vai para uma festa. Ele liga para Hedwig tarde da noite para dizer com entusiasmo que descobriu que eles estão dando o nome dele à operação, o que é verdade.

Eles chamaram isso de Ação Höss. Acabou sendo o assassinato de cerca de 450 mil pessoas em três meses. Foi Auschwitz na sua forma mais obscena e violentamente horrível. E foi chamado de Ação Höss.

Ele diz: “Eles estão dando o meu nome”, eles conversam um pouco e ela diz: “Quem estava na festa?”

Ele diz: “Para dizer a verdade, não me lembro. Estava muito ocupado pensando em como colocar gás em todos na sala. Seria muito difícil por causa do teto alto.” 

Essa é uma frase do romance de Amis, onde o personagem comandante, Paul Doll, foi assistir a uma ópera em Cracóvia. Ele fica entediado na ópera e Amis escreve que se distrai pensando em quanto Zyklon B seria necessário para abastecer todo mundo no teatro.

Segundo Wilson, essa é a linha intacta da obra de Amis.

Óscares

Na 96ª edição dos Óscares, “A Zona de Interesse” foi nomeado em cinco categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Longa-Metragem Internacional, Melhor Realização e Melhor Argumento Adaptado para Glazer.

 

“O filme tenta fazer perguntas sobre a humanidade moderna e a empatia. Se há pessoas além do nosso muro agora, como um grupo, cuja segurança ou liberdade nos preocupamos menos do que a nossa”, disse Glazer sobre o reconhecimento. “Somos gratos à Academia por dar tanta visibilidade.”

 

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