25 de Abril

A24 compra direitos de “Stop Making Sense”, o clássico filme concerto dos Talking Heads

David Byrne "Stop Making Sense" A24 David Byrne "Stop Making Sense" A24
David Byrne

A A24 comprou os direitos globais do clássico filme concerto dos Talking Heads “Stop Making Sense”, de 1984, e planeia a estreia nos cinemas de todo o mundo de uma versão restaurada em 4k ainda este ano, embora nenhuma data tenha sido anunciada para já.

Jonathan Demme, o aclamado realizador de filmes como “O Silêncio dos Inocentes” e “Philadelphia”, é também o realizador de “Stop Making Sense”, considerado um dos maiores filmes concerto jamais rodados.

Simultaneamente, a editora discográfica Rhino  vai lançar uma nova versão alargada da banda sonora do filme em vinil e digitalmente a 18 de agosto e incluirá, pela primeira vez, o concerto completo. Esta edição incluirá ainda duas performances inéditas de Cities e Big Business / I Zimbra, fotografias nunca antes divulgadas e anotações dos membros da banda.

“Stop Making Sense” gira em torno de um concerto ao vivo que junta, claro, todos os membros da mítica banda norte-americana de que fizeram parte David Byrne, Tina Weymouth, Chris Frantz e Jerry Harrison. Juntam-se a estes membros P-Funk Bernie Worrell, Alex Weir, Steve Scales, Lynn Mabry e Edna Holt

Filmado em dezembro de 1983 no Pantages Theatre, em Hollywood, ao longo de três noites, nele Jonathan Demme mostra o trabalho da banda, que se separou em 1991, num desfile dos seus maiores sucessos, mas na realidade fazia parte da turné de suporte ao seu quinto álbum Speaking in Tongues.

A banda era uma espécie de mistura de punk, funk e rock, entre outros estilos que se possam considerar que definem a mistura louca que foram os Talking Heads, e foi catapultada para a fama pela mão do lendário produtor Brian Eno.

A A24 lançou, entretanto, um pequeno vídeo promocional, que pode ser visto abaixo, em que David Byrne vai buscar o seu mítico fato gigante à lavandaria e volta a vesti-lo, 39 anos passados desde as imagens do filme.

David Byrne não ganhou o Óscar de Melhor Canção com This is a Life, parte da banda sonora do filme sensação “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, mas a A24 certamente que compensou esse amargo de boca com este anúncio.

Skip to content